Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Saiba planejar sua rotina de estudos para 2023

Organizar seu ano de estudos é a melhor forma de evitar a procrastinação e alcançar suas metas
Por: 03/01/2023 - 17:43
Siga o passo a passo para criar o seu planejamento. Crédito: Freepik
Siga o passo a passo para criar o seu planejamento. Crédito: Freepik
Escrito por Thaynara Andrade
 
Para os estudantes que possuem metas de estudo a longo prazo é fácil se perder e acumular assuntos, ou até mesmo chegar ao final do ano sem ao menos cumprir seus objetivos estudantis. Isso acontece porque no dia a dia, a perda da motivação e a procrastinação são inimigos diretos do foco nos estudos. 
Um caminho para evitar esses erros, é planejar como será sua rotina em 2023. De uma forma simples, planejamento significa o ato de se compreender seus objetivos e pretensões, para então traçar as estratégias e atividades necessárias para concretizar sua meta principal.
Assim, para te ajudar a manter o foco nos estudos no ano novo, a UNAMA listou um passo a passo para você realizar um planejamento que te ajude a usar o seu tempo de forma inteligente e alcançar os melhores resultados:
 
1.Organize o ambiente
 
O primeiro passo para começar a estudar é pensar no ambiente. A organização e o bem-estar que você sente nele, irá influenciar diretamente na sua concentração e consequentemente na qualidade do seu aprendizado. 
Assim, na hora de escolher esse local tenha como prioridade a tranquilidade e a facilidade de se evitar as distrações. Também observe fatores como boa iluminação, o conforto da cadeira e altura da mesa alinhada ao seu corpo, por exemplo. 
 
2. Evite distrações
 
Após saber em qual ambiente irá estudar, você deve ter como parte da organização a “limpeza” de qualquer motivo de distração da sua frente. Isso pode ser colocar o seu celular em outro cômodo, se desligar das redes sociais, silenciar notificações, avisar a família que precisará não ser incomodado, entre outras iniciativas. 
 
3.Defina os conteúdos 
 
Antes de montar o seu cronograma defina quais os assuntos que deverão ser estudados ao longo do ano. Ao fazer esse panorama você facilitará o restante do trabalho, já que terá clareza sobre quais os conteúdos que devem ser abordados e como distribuí-los ao longo dos meses. 
 
4.Faça um cronograma 
 
Uma das principais partes de um planejamento de estudos é o seu cronograma de ação, que será responsável por te orientar sobre quais conteúdos estudar e quando estudá-los. Para montar o seu você pode usar um calendário físico ou digital, e até mesmo de ferramentas como o Trello. 
Para organizar é simples, basta listar os conteúdos que deve estudar ao longo do ano e distribuí-los por dias, semanas e meses.  
 
5.Faça pausas 
 
Ao organizar o seu cronograma, não esqueça de incluir pausas tanto na hora de estudar quanto ao longo dos meses, como marcando no calendário os dias de folga que serão usados para relaxar, o que é fundamental para não se sobrecarregar durante a rotina de estudos.  
 
6.Reserve tempo para revisões
 
Além de ter estabelecido o cronograma de estudos, você também deverá incluir no seu planejamento os períodos de revisões dos assuntos estudados, que podem ser organizados para o final de cada semana, mês ou semestre, por exemplo. 
É importante que seu calendário inclua revisões de conteúdos estudados a tempos atrás, para que sejam recapitulados mais a frente, numa forma de não deixar o seu cérebro apagar os conhecimentos absorvidos. 
 
Gostou das dicas? Se você ainda não está matriculado na UNAMA, saiba que em 2023 pode ser o ano perfeito para você voltar aos estudos e iniciar uma especialização acadêmica. 
Na UNAMA, você pode acessar as melhores ofertas de cursos técnicos, graduações, pós-graduações, especialização, MBA, entre outras modalidades, perfeitas para você transformar sua carreira. Clique para conferir. 

Comentários