Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Saiba a importância da Conquista do Voto Feminino no Brasil

No país, a conquista do voto feminino passou por processos que duraram várias décadas e envolveu a luta de diversas mulheres e movimentos sociais
Por: 24/02/2024 - 11:28
Voto Feminino. Foto: (Reprodução/TSE)

Escrito por Maya Santos

A luta pela emancipação feminina possui uma longa caminhada até os dias atuais. Isso desde a Roma antiga no século XVIII, onde diversas mulheres deixaram suas marcas na história da civilização, e chegando entre os séculos de XIX e XX, com a força feminina sendo cada vez mais consolidada na vida pública e reivindicando seus direitos e liberdades cidadãs. 

O voto é essa bandeira que foi hasteada durante muito tempo por movimentos encabeçados por mulheres em todo o mundo, incluindo o Brasil. No país, a conquista do voto feminino passou por processos que duraram várias décadas e envolveu a luta de diversas mulheres e movimentos sociais pelo reconhecimento do direito ao voto e à participação política. Para facilitar, elaboramos uma linha do tempo para entender os eventos ocorridos a seguir: 

IMPACTO DA CONQUISTA DO VOTO

Com a novidade da conquista do voto feminino, a sociedade brasileira passou e passa por mudanças graduais e, junto com o direito, veio também o fortalecimento do movimento feminista no país. Por outro lado, mesmo após uma conquista tão importante, o direito ao voto não garante a igualdade de gênero na política brasileira. As mulheres ainda sofrem com os diversos obstáculos impostos para acessar cargos públicos e enfrentam preconceitos e discriminações de gênero.

Por isso, há leis complementares que atuam no combate a essa exclusão em frentes amplas, como a regra das cotas de gênero, que nada mais é do que uma ação afirmativa prevista no artigo 10, parágrafo 3º da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições). A partir desta lei, desde as eleições de 2020, fica obrigatório a reserva de cotas para as candidaturas femininas, sendo reservada no mínimo 30% das vagas para ocupar dentro dos partidos.

Além disso, em 2018, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que os partidos devem reservar pelo menos 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, ou seja, do Fundo Eleitoral, para financiar as campanhas de candidatas no período eleitoral. Também ficou estabelecido que o mesmo percentual seria considerado com relação ao tempo destinado à propaganda eleitoral gratuita nas rádios e emissoras de televisão.

 

Essas são algumas das conquistas que tivemos aqui no Brasil. Em qual período da história você vivenciou essa luta? Comente aqui e compartilhe sua experiência!

 

Comentários