Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Saiba como ser um doador voluntário de sangue

Por: 24/11/2023 - 17:55 - Atualizado em: 25/11/2023 - 09:00
Cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas (Pexels)

Escrito por Maya Santos

 

 

“Quando você doa sangue ajuda a salvar muitas vidas, doe sangue regularmente”. O anúncio da campanha lançada pelo Ministério da Saúde faz um alerta sobre a importância de ser um doador. 

 

Com população maior que 211 milhões de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil contabiliza apenas 1,4% de doadores de sangue. Segundo dados do Ministério da Saúde do ano de 2022, esse percentual representa 14 doadores a cada mil habitantes e um total de 3.159.774 milhões de doações de sangue por ano no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

No Pará, foram realizadas 96.492 doações de sangue no ano passado. Apesar do país estar dentro da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), de ter 1% a 3% de doadores dentro da população de cada país, existe uma necessidade de manter os estoques regulares de todo o país, sem riscos de desabastecimento.

 

O país possui 2.097 serviços de hemoterapia (coleta, hemocentros, hemonúcleos, unidades de coleta e transfusão, agências transfusionais), funções que você pode encontrar em Carreiras em Saúde da Unama. Pensando nisso, reunimos algumas orientações sobre o que você deve fazer para ser um doador ou doadora de sangue no seu estado e ajudar outras pessoas. Confira! 

 

 

REQUISITOS BÁSICOS

 

- Estar em boas condições de saúde.

- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, verifique os documentos necessários e formulário de autorização).

- Pesar no mínimo 50kg.

- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial. 

 

 

PRINCIPAIS IMPEDIMENTOS DEFINITIVOS

 

- Hepatite após os 11 anos de idade. 

- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.

- Uso de drogas ilícitas injetáveis.

- Malária.

- Doença de Parkinson.

 

Comentários