Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Saiba como realizar planejamento acadêmico

Coordenadora da Unama ensina algumas técnicas
Por: 16/02/2024 - 13:03
Usar um planner pode ajudar no planejamento

Quando iniciamos o ano, costumamos estabelecer metas e planejar as áreas da nossa vida. Certo? Se você respondeu sim, saiba que o mesmo acontece na vida acadêmica.

Como já é sabido, as instituições de ensino tem um cronograma semestral com as atividades que serão realizadas e você pode fazer o mesmo. Para a coordenadora do curso de pedagogia da Unama,  Ingrid Cruz, montar o planejamento acadêmico é o momento ideal para entender como será a vida do estudante e o que ele deve fazer para executar as atividades dentro dos prazos. 

Entre as orientações, a docente recomenda que o estudante faça o planejamento de semestre a semestre. “É interessante que ele [discente] coloque no papel, que ele registre tudo aquilo que ele pretende alcançar em cada semestre acadêmico”, enfatizou. 

Vida social e acadêmica: equilíbrio é tudo!

Para você que tem uma vida social agitada, calma! A coordenadora trouxe algumas estratégias que podem te ajudar. 

“Nós percebemos o quanto as pessoas têm adoecido por conta desse desequilíbrio. Seja por não conseguir organizar a vida acadêmica e aí acaba prejudicando todos os objetivos que a pessoa pretende alcançar ou focando apenas na vida acadêmica e esquecendo que existe uma vida social”, adverte a coordenadora. 

Ingrid explica que é necessário ter tempo para tudo em nossa vida, seja para estudar ou estar com família e amigos. Para isso, ela recomenda o uso de planner. “O planner é um instrumento muito importante para conseguirmos equilibrar a nossa vida social, com a nossa vida acadêmica”

Ainda segundo Ingrid, a saúde mental também precisa estar em dia. “É essencial trabalhar o psicológico também para não sentir culpa, caso não consiga alcançar alguma demanda, alguma atividade e que consiga reorganizar em um outro dia compreendendo a nossa dimensão humana”. 

Agora, veja o passo a passo para garantir um bom planejamento acadêmico e se dar bem nos estudos neste ano. Confira! 

1 - Registre seu planejamento

Colocar tudo no papel é o primeiro passo para tudo fluir, seja de forma física ou virtual. O importante é ter um espaço em que você possa planejar, consultar e ponderar as alterações, caso necessário. 

2 - Defina tempo para os estudos

No seu cronograma, estabeleça horários para estudar, revisar e fazer atividades. Não esqueça que esse momento deve ser 100% aproveitado .

 

3 - Use o cronograma do curso

Uma boa forma de acertar no planejamento é usar o calendário acadêmico semestral como guia. Assim, você se prepara melhor para todas as atividades e provas. 

4 - Crie metas de estudo

As metas te ajudam a controlar a sua produtividade nos estudos, sendo uma boa ferramenta para quem tem grandes ambições na vida pós acadêmia. 

5 - Escolha um método de estudos

Cada pessoa tem o seu “jeitinho” de aprender. Por isso, entender qual o seu processo de aprendizado e focar no que é preciso vai potencializar sua vida acadêmica. Entre os estilos estão: revisão e leitura das anotações; resumos; fichamentos; mapas mentais; listas de exercícios; e flashcards. Análise qual o melhor para você!

 

6 - Respeite seu planejamento

Tente não se desviar do caminho que você traçou. Ter disciplina é a carta mais valiosa de qualquer estudante, para ter uma vida profissional de sucesso. 

7 - Entenda seus limites e não esqueça da vida social

Sempre lembre de ter em seu planejamento sua vida social como algo positivo. Ter momentos de lazer, em família, com seu amor ou até mesmo uma fofoquinha com seu grupo de amigos pode deixar toda a trajetória mais leve. Você é uma pessoa que precisa de cuidado, e sua mente e corpo são prioridade. Se cuide! 

Gostou das dicas? Aproveite e coloque elas em prática. Boa ano letivo! 

 

Comentários