Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Resgate histórico de casas senhoriais é debatido em programação científica

A abertura será na UNAMA Alcindo Cacela, no dia 3 de junho
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 27/05/2019 - 11:10
Imagem mostra cartaz do evento
A abertura será no dia 3 de junho no campus Alcindo Cacela
O patrimônio histórico arquitetônico é marcado por grandes representações da cultura local e da história de uma cidade. Em Belém, inicialmente na Cidade Velha e Campina, e mais tarde em direção à Av. Independência, são bairros certos para quem tem interesse pela histórica da capital paraense por concentrar os principais prédios emblemáticos que contam peculiaridades da nossa região. Para discutir a importância dessas edificações, a UNAMA-Universidade da Amazônia, em parceria com a Fundação Casa Rui Barbosa e a Universidade Nova de Lisboa, realizam o VI Colóquio Internacional A Casa Senhorial: Anatomia dos Interiores. A abertura será no dia 3 de junho no campus Alcindo Cacela, a partir das 9h, no auditório David Mufarrej da Universidade.
 
A programação também será realizada nos dias 4 e 6 de junho no Teatro Gasômetro, no Parque da Residência, localizada na Av. Magalhães Barata nº 830. As inscrições poderão ser feitas no auditório da Universidade. No evento, pesquisadores brasileiros e europeus irão se reunir para compartilhar resultados de estudos sobre as casas senhoriais, desde o século XVII ao início do XX. Os debates serão a partir de quatro linhas de investigação: Proprietários, construtores e artífices, Vivências e rituais, Identificação das estruturas e dos programas distributivos e o estudo de nomenclaturas funcionais e simbólicas de cada espaço.
 
Durante a atividade será apresentada uma exposição fotográfica que ficará em aberta para visitação gratuita na Galeria Graça Landeira, campus Alcindo Cacela, e no Museu de Arte da UNAMA, no campus Ananindeua. Ao todo serão 15 fotos produzidas por alunos do curso de Comunicação Social da UNAMA mostrando as principais casas senhorias de Belém.
 
De acordo com a professora e pesquisadora   do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da UNAMA, Dra. Marcia Nunes, este é um evento muito importante principalmente para a cidade de Belém:  “O projeto das casas senhoriais tem como objetivo despertar no meio acadêmico e na sociedade geral o resgate dos bens patrimoniais, o conhecimento e pertencimento da cidade. Na região metropolitana de Belém nós temos casas do século XVIII até as duas primeiras décadas do século XX, que são um total de 18 casas, mais quatro casas que ficam localizadas Icoaraci e Mosqueiro, e vamos estar fazendo estes estudos dentro das casas senhoriais”, afirmou a professora.
 

Comentários