Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Repórter: mitos e verdades sobre a profissão

Jéssica Ibrahin Por: 16/02/2022 - 17:46
Você já pensou em se tornar um repórter? Bom, as principais atividades desse cargo extremamente importante para a manutenção de uma sociedade democrática são: cobrir e investigar fatos, realizar entrevistas, redigir textos explicativos e sempre buscar a imparcialidade. Mas, para exercer, é necessário se formar na graduação de Jornalismo e trabalhar em um dos diversos veículos de comunicação existentes. 
 
Se interessou? Então, confira os mitos e verdades da profissão que é comemorada no dia 16 de fevereiro.
 
Todo jornalista é repórter? MITO
 
O repórter apenas ocupa um dos vários cargos disponíveis para os profissionais formados na graduação de Jornalismo. São exemplos de outros cargos: produtor, âncora, editor, chefe de redação, assessor, pauteiro e etc. Por tanto, podemos afirmar que todo repórter é jornalista, mas nem todo jornalista é repórter, beleza?
 
O repórter deve ser imparcial? VERDADE
 
A busca pela imparcialidade, ou seja, pela neutralidade e isenção deve ser o principal compromisso de quem se propõe a reportar fatos. Por tanto, para ser um bom profissional, você deve saber que a sua opinião pessoal pouco importará durante a realização de uma reportagem, tá? O que realmente prevalece é a missão de informar o leitor/ouvinte/telespectador sobre o que acontece de mais relevante no país e no mundo. 
 
É necessário estar preparado para o imprevisto? VERDADE
 
Ser repórter é não ter certeza de como o seu dia se encaminhará. Mesmo saindo da redação com uma pauta bem estruturada, tudo pode acontecer. Ao cobrir uma peça de teatro, por exemplo, você poderá se deparar com um acidente no trânsito, um assalto ou algo mais grave, que com certeza pode ser do interesse público, entende? Nesses casos, é importante usar o ‘faro’ de repórter e apurar o que aconteceu antes de seguir a sua rota. 
 
Não é preciso ser sociável? MITO
 
Um bom repórter sempre tem na agenda o contato de ótimas fontes, capazes de enriquecer a sua reportagem com informações relevantes e até exclusivas. Por isso, é importante guardar o número de telefone ou email de assessores de imprensa, políticos, pessoas da comunidade, especialistas de diversas áreas e outros. 
 
Além disso, saber conversar com as pessoas de forma adequada vai te ajudar no momento das entrevistas. Afinal, quanto mais a vontade o entrevistado se sentir ao seu lado, melhor a conversa fluirá. Anota essa dica!
 

Comentários