Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Reitora da UNAMA recebe Prêmio Zeno Veloso da OAB-PA

Programação foi organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção Pará e ocorreu no Hangar - Convenções & Feiras da Amazônia
Assessoria de Comunicação Por: 20/09/2023 - 12:20

Por: Rayanne Bulhões

A reitora da UNAMA - Universidade da Amazônia, Maria Betânia Fidalgo Arroyo, foi homenageada durante encerramento da IX Conferência Estadual da Advocacia Paraense com o Prêmio Zeno Veloso. A programação foi organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção Pará. A solenidade de Outorga ocorreu no Hangar – Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém.

A entrega da honraria é um reconhecimento sobre a atuação da reitora da UNAMA em prol da qualidade do ensino jurídico e da capacitação profissional da Advocacia Paraense. “Ter meu trabalho reconhecido com um prêmio que leva o nome desse ilustre professor é uma honra indescritível. Zeno não foi apenas um educador, mas um pilar na propagação e fortalecimento do jurídico no Pará e em toda a Amazônia. Sua dedicação, paixão e legado continuam inspirando gerações”, disse a gestora Betânia Fidalgo. 

O convite veio por meio da Diretoria da OAB/PA, após aprovação de um colegiado do órgão. “Essa homenagem simboliza, para todos nós que fazemos o Sistema OAB-PA, o reconhecimento e o nosso agradecimento”, disse o presidente do órgão, Eduardo Imbiriba de Castro.

Sobre a premiação

O Prêmio Zelo Veloso é uma honraria anual concedida a advogadas e/ou professores(as) que contribuem para o avanço e melhoria na qualificação profissional da advocacia. A homenagem leva o nome de um dos juristas notórios paraense, que dedicou a vida à pesquisa e ao saber do Direito – Zeno Augusto Bastos de Veloso –, que também era Doutor Honoris Causa da UNAMA.

Vida e obra de Zeno

Professor Dr. Zeno Veloso exerceu os cargos de deputado estadual e secretário de Justiça do Pará. Foi membro fundador do Instituto Brasileiro de Direito da Família, presidiu o IBDFAM Norte e foi tabelião do 1º Ofício de Notas de Belém de 1966 até 2018. Atuou nas áreas do Direito Civil e Direito Constitucional na UFPA (decano) e ajudou na formação de várias gerações de advogadas, advogados e operadores do Direito.

Comentários