Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Receitas são reproduzidas à moda portuguesa

A etapa final da noite gastronômica “Arte de Cosinha” será no dia 14 de setembro
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 05/09/2019 - 17:15
Imagem mostra chefs preparando jantar
Última etapa do concurso acontece no dia 14 de setembro
O sabor lusitano vai estar em evidência durante a noite gastronômica “Arte de Cosinha”, promovida pela UNAMA - Universidade da Amazônia, em parceria com o Grêmio Literário Português e Hotel Princesa Louçã. Alunos e professores do curso de Gastronomia da Universidade irão reproduzir receitas do livro de João da Matta, cozinheiro da família real portuguesa. O evento será no próximo sábado (14), às 19h, no hotel localizado no bairro da Campina, em Belém. Os ingressos podem ser adquiridos na reitoria da instituição.
 
Quatro equipes, lideradas por professores das unidades Alcindo Cacela e Ananindeua, serão avaliadas pelo júri especializado e pelo público para eleger as melhores reproduções do livro pertencente à biblioteca Fran Pacheco, do clube do Grêmio. Os vencedores ganharão insumos portugueses, exemplares do livro “Arte de Cosinha” e uma passagem de avião para Lisboa.
 
Em etapas anteriores, em agosto, uma seleção interna das preparações foi realizada, no laboratório de Gastronomia da UNAMA, para anunciar os competidores. As equipes selecionadas passaram pela votação do júri técnico que aprovou cada prato apresentado. A segunda etapa foi marcada por um jantar magno para convidados, no Hotel Princesa Louçã. A etapa final, em setembro, consolida a melhor equipe de execução dos pratos.
 
A reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, já comemora a grande repercussão do evento. “A cultura portuguesa é expressiva em Belém. Falar sobre a gastronomia portuguesa é também falar sobre a história do Pará e do Brasil. O livro é um exemplo disso. Tenho certeza que os alunos do curso de Gastronomia e todos os que estarão participando do evento vão aprender muito sobre a importância da gastronomia e da história do país”, afirmou.
 
Mostrar a importância da história do Brasil e de Portugal por meio do livro de receitas é o principal objetivo do evento na visão do presidente do clube, José Carlos Mendes. “O livro é uma das edições raras do acervo da nossa biblioteca. Acreditamos que devemos valorizar nossa história e todos os 460 livros dispostos no clube como preservação. Uma maneira de fazer isso é a digitalização das edições. Estamos muito felizes com toda a repercussão que o evento já está gerando”, revelou.  
 
Serviço:
“Arte de Cosinha” uma noite gastronômica luso brasileira
Data: 14 de setembro
Hora: às 19h
Local: Pérgula da piscina do Hotel Princesa Louçã (Av. Pres. Vargas, 882 – Campina)
Ingressos devem ser adquiridos na reitoria do Campus Alcindo Cacela, Grêmio e Hotel Princesa Louçã.
 

Comentários