Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


Projeto reforma casas em comunidades carentes com aplicação do caroço de açaí

O projeto “Meu Lar Melhor UNAMA” é desenvolvido pelo Núcleo de Responsabilidade Social da Instituição e os cursos das Engenharias civil, ambiental e sanitária
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 17/01/2019 - 16:28
Uma pessoa construindo uma casa
As obras iniciaram em dezembro e a previsão de conclusão será no início de fevereiro
O pavimento ecológico está sendo realizada para a comunidade do Conjunto dos Verdejantes, localizadas nas proximidades do Parque do Utinga, em Belém. A melhoria da moradia e sustentabilidade da construção foram os pontos de partida para que o projeto do Núcleo de Responsabilidade Social da UNAMA - Universidade da Amazônia para aplicar o projeto “Meu Lar Melhor UNAMA”. As obras iniciaram em dezembro e a previsão de conclusão será no início de fevereiro.
 
A escolha pela reforma da primeira casa do projeto foi feita a partir da indicação do presidente da Associação dos Moradores do conjunto. Dentre as casas apresentadas foi escolhida a que melhor se adequava aos serviços que poderiam ser feitos pela equipe de Responsabilidade Social da Universidade. A reforma também será feita com base no material desenvolvido por meio de pesquisa do professor do curso de Engenharia Civil, Mike Silva, e o estudantes, sobre “Concreto permeável feito com semente de açaí”.
 
Segundo Mike, a proposta do projeto foi oferecer a família escolhida uma elevação na dignidade de moradia e fomentar a relação prática e teoria de nossos alunos. “Estamos no projeto piloto, contudo, estamos nos preparando para durante o ano de 2019 reformarmos ao menos uma creche comunitária. O concreto permeável está sendo utilizado como pavimento externo da casa (calçamento) e está sendo confeccionado industrialmente na empresa Parábloco, que é apoiadora, para posterior aplicação o que vai ajudar para evitar alagamento na quinta da casa”, afirmou.
 
O professor destacou os principais parceiros para a realização do projeto “Meu Lar Melhor UNAMA”. “A viabilidade do projeto está se dando com a colaboração institucional da UNAMA, de empresas parceiras, média de 10 empresas, que doaram material, além dos profissionais de engenharia de Belém e Macapá que disponibilizaram recursos técnicos e materiais. Estamos fechando parceria com o CREA e a MUTUA que são órgãos representativos da profissão de Engenharia”, declarou o professor.
 

Comentários