Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Projeto Formação Corporal tem capoeira como temática de exercícios

Curso de Fisioterapia da UNAMA recebe Membros da Associação Brasileira de Capoterapia 
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 24/11/2016 - 18:30
Imagem de pessoas praticando capoeira ao por do sol
Uma segunda etapa do projeto será realizada em dezembro
O curso de Fisioterapia da Universidade da Amazônia (UNAMA) realizará nesta quinta-feira, 24, workshop de modalidade terapêutica, denominada “Capoterapia”, como ação integrante do Projeto Formação Corporal. O encontro ocorrerá no campus Alcindo Cacela, no pátio do estacionamento, às 19 horas. A atividade é destinada para estudantes do curso e visa ampliar o conhecimento, apresentando-lhes exercícios baseados nos movimentos da capoeira.
 
Esta atividade faz parte das programações semanais do projeto, que desde setembro de 2016, promove atividades de trabalho corporal para alunos do curso envolvidos no projeto com o intuito de ampliar a consciência corporal e melhorar o desempenho nas diversas habilidades físicas.
 
Nas próximas semanas acontecem os encontros regulares dos participantes de cada grupo com as atividades conduzidas pelos alunos instrutores. Para a 2ª semana de dezembro está programada a fase de conclusão do ciclo piloto e os participantes passarão por avaliação física para aferição de possíveis resultados obtidos.
 
Projeto Formação Corporal
 
A professora Mônica Cruz, coordenadora do projeto, percebendo que alguns alunos apresentavam dificuldades para a execução de componentes de movimentos, exercícios diversos e manobras terapêuticas aprendidos nas disciplinas específicas do curso, idealizou o projeto Formação Corporal. A ideia visa contribuir para a formação dos alunos do curso de Fisioterapia da Universidade da Amazônia, a partir de fontes não-verbais de aprendizagem, envolvendo o despertar da consciência corporal e o desenvolvimento de habilidades corporais comumente demandadas na prática fisioterapêutica.
 
O projeto oportuniza vivências corporais em grupos de até 10 alunos, nas modalidades: terapia aquática; treinamento funcional; e consciência corporal, a estudantes regularmente matriculados no curso de Fisioterapia da Unama, do 1º ao 10º semestre. Os encontros são semanais, com duração de 1 hora, tendo sido propostos um total de 6 encontros neste ciclo piloto. A participação dos alunos no projeto é voluntária e gratuita, através de processos seletivos baseados no rendimento escolar. “O projeto existe na prática há três meses e contamos atualmente com a participação de aproximadamente 30 alunos instrutores e mais de 80 alunos participantes”, disse a coordenadora do projeto, que conta ainda com o apoio dos professores Erielson Bossini e Iranete Corpes.
 
 
 
 
 
 
 

Comentários