Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Projeção fotográfica documental na França tem participação paraense

O professor da UNAMA Mariano Klautau é um dos 15 curadores brasileiros
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 29/06/2021 - 17:00

Para valorizar o olhar curatorial, a fotografia contemporânea documental ligada ao território e os festivais de fotografia brasileiros, 15 curadores do Brasil foram selecionados para participar do “Rencontres d'Arles 2021”, na França. Um deles é o professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da UNAMA - Universidade da Amazônia Mariano Klautau.   

Dentro do cenário acadêmico, o professor Mariano desenvolve pesquisas sobre imagem dentro da UNAMA. Um deles é o grupo de pesquisa Arte, Imagem e Cultura, do PPPGCLC. Dentre as pesquisas que o grupo desenvolve, destaca-se “Arte Contemporânea nos Acervos e Museus Paraenses” cujas pesquisas focam em acervos, artistas ou obras artísticas, possibilitando um levantamento dos principais acervos museológicos de arte contemporânea instituídos na cidade de Belém do Pará que abrange um período entre as décadas de 1980 e 2010.  

É com base na atuação acadêmica do professor que surgiu o convite para participar como curador projeto. “Trata-se de uma atuação resultante do meu trabalho como pesquisador que tem origem na UNAMA, em que atuo desde 2000. Meu trabalho de curador está calcado nas  pesquisas sobre arte, otografia e acervos que desenvolvo no grupo de estudos no PPGCLC”, destacou Mariano. 

Em uma programação que coloca em evidência o tema rituais fotográficos/ rituais de resistência, o objetivo do projeto, organizado pela IANDÉ Fotografia e a Associação Photo Doc, é propor uma interação comum entre os promotores de projetos representativos da fotografia no Brasil e da cena fotográfica francesa.  

Os trabalhos serão apresentados em formato de projeção no Festival de Arles no dia 8 de julho. O público poderá ter acesso pelo site do projeto Iandé PhotoDoc.  

 

Comentários