Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Professores da UNAMA são premiados em Colóquio no Paraná

Fernando Hage e Graziela Ribeiro do curso de Moda tiveram artigos premiados durante a programação
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 21/09/2018 - 10:14
A imagem mostra os dois professores da Universidade
O professor Fernando também é um dos membros do Comitê Científico do Congresso de Iniciação Científica do evento
O coordenador e professora do curso de Moda da UNAMA- Universidade da Amazônia, Fernando Hage e Graziela Ribeiro, foram premiados durante a programação do 14º Colóquio de Moda no Paraná. Os professores apresentaram o artigo “Notas sobre a disciplina História da Moda: Fontes e Fantasmas de uma Ficção" e “No balançar das fitas coloridas: fragmentos de um etno estudo do traje da Marujada", respectivamente.
 
O professor Fernando também é um dos membros do Comitê Científico do Congresso de Iniciação Científica do evento, que faz parte do Colóquio de Moda desde 2006. As atividades envolvem participação do processo de avaliação às cegas dos artigos e coordenação de uma sala de apresentação de trabalhos, dentro da área de Cultura, como história, sociologia e antropologia. “Na sessão pude coordenar a apresentação de trabalhos de oito alunos de diversas instituições diferentes, entre elas, a Anhembi Morumbi - São Paulo e UEL - Londrina. Foi uma experiência interessante, pois é um espaço de estímulo a iniciação científica dos alunos de moda”, afirmou.
 
Ao final de cada edição do evento é entregue a premiação aos melhores artigos do Grupo de Trabalho. A esse prêmio é dado o nome de Prêmio Gilda de Mello e Souza, em homenagem a uma autora da área de Moda. “O meu artigo é uma parte inicial da minha pesquisa de doutorado em Artes que iniciei na UFPA e trata sobre a construção histórica da disciplina História da Moda, discutindo o uso de imagens dentro do campo de conhecimento histórico e a formação da disciplina”, explicou Fernando Hage, um dos premiados.
 
O 14º Colóquio de Moda está em sua 11ª edição Internacional. É um congresso científico que congrega o 13º Fórum das Escolas de Moda Dorotéia Baduy Pires e tem como evento paralelo o 5º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda. O evento promove a troca de conhecimentos sobre arte, ciência e tecnologia desenvolvidas por meio da produção científica nacional e internacional no campo da Moda e em suas inter-relações.
 

Comentários