Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Professor da UNAMA exalta origens africanas brasileiras em livro

A pesquisa também homenageia do ogã, ritmista e músico carioca Robertinho Silva
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 15/07/2019 - 11:23 - Atualizado em: 15/07/2019 - 11:32
Uma imersão na cultura negra do Brasil é o propõe a obra “A Força do Tambor Robertinho Silva, o griô da fala musical”, de autoria do professor do Programa de Pós-graduação Comunicação Linguagens e Cultura (PPGCLC) da UNAMA - Universidade da Amazônia Paulo Nunes, lançada no mês de junho.  O livro é direcionado ao público infanto-juvenil e traz na narrativa o movimento histórico e sociocultural africano.
 
O professor explica que o lançamento da obra é uma nova etapa em sua pesquisa sobre literatura e negritude, no Programa de Pós-graduação da UNAMA. “A UNAMA tem investido nessa faceta que foi fundamental para que pudesse ser feito esse lançamento. Ao todo foram três anos intensos colhendo depoimentos do Robertinho Silva e que contei com o apadrinhamento com a Universidade e que acho muito importante que a Universidade tenha essa política de investir na pesquisa, pois assim significa que teremos produtos que ajudam a sociedade a se ver e pensar melhor” disse Paulo Nunes.
 
Através da imersão na temática da pesquisa, iniciada em 2009, o professor já estudou outras personalidades literárias como Dalcídio Jurandir, Bruno de Menezes e a obra “Serões da mãe preta” de Juvenal Tavares. “Atualmente estamos pesquisando a Academia do Peixe Frito [Uma associação formada por cerca de 13 intelectuais da Belém da primeira metade do século XX], junto com a Universidade Federal do Pará, e agora estamos buscando estudar e homenagear esse grande homem e artista brasileiro que é o Robertinho Silva”, afirmou.
 
A reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, esteve presente no lançamento e falou sobre o apoio da Universidade para a pesquisa e lançamento da obra. "Estamos muito orgulhosos em poder participar desse trabalho com o professor Paulo Nunes, que é sempre muito parceiro e atuante na pesquisa na Universidade", revelou a reitora.
 
Paulo Nunes comentou sobre o papel da Universidade em registrar, em forma de pesquisa, a importância de personalidades brasileiras. “A diferença básica e fundamental da Universidade em relação a uma faculdade é proporcionar tempo de reflexão e pesquisa para a construção de uma boa qualidade de ensino em sala de aula e prática de extensão. Esse trabalho é consequência de toda a reflexão que venho desenvolvendo”, declarou.
 
Além da homenagem ao percussionista carioca, o professor destaca o trabalho como uma homenagem à ancestralidade africana. “Nós brasileiros não podemos pensar o Brasil sendo nacional por subtração. O Brasil é diverso, um país de inúmeras possibilidades e precisa respeitar essa diversidade étnica cultural que enrique o país e a música brasileira”, falou Paulo. Os interessados em adquirir um exemplar podem procurar pela secretaria do programa no campus Alcindo Cacela, que fica no terceiro andar, bloco D
 

Comentários