Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Pesquisadores de renome nacional finalizam Congresso de Saúde

Nos três dias de evento, foram 130 trabalhos apresentados, mais de 50 conferências realizadas e quase 60 congressistas convidados
Assessoria de Comunicação Por: 03/10/2023 - 16:10

Por Rayanne Bulhões

O terceiro e último dia do VI Congresso Nacional Multidisciplinar de Saúde 2023 reuniu dois grandes pesquisadores de renome nacional. Um deles foi o pós-doutor em Odontologia, Dr. João Gabriel Souza, da Universidade de Guarulhos. Ele falou sobre o impacto e a importância da divulgação científica. O evento aconteceu no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, e reuniu cerca de 60 congressistas convidados.

Pela manhã, acadêmicos de diversos semestres participaram das apresentações de artigos científicos. Nos três dias de evento, foram apresentados 130 trabalhos. Das mais de 50 mesas e palestras do evento, 26 foram realizadas no último dia. A programação também incluiu cinco minicursos.

Os temas de destaques do dia foram atividade física com idosos, pós-infecção por Chikungunya, saúde mental e coletiva, saúde indígena, autistas em comunidades tradicionais e diabetes. Outra pesquisadora de renome foi a médica veterinária Marina Corôa, que falou sobre a síndrome de Burnout entre os profissionais de saúde.

Marina reforçou que o acúmulo de trabalho na área de saúde pode levar a doenças da mente. "A exaustão profissional é real e a medicina, às vezes, é cruel. A gente entra no plantão às 12h e 14h, estuda, não come, se culpa e não dorme. É aí que o Burnout surge. Precisamos entender os sinais e sintomas e ver quais batalhas que podemos pegar", disse.

O Congresso Multidisciplinar tem organização do grupo Ser Educacional, mantenedora da UNAMA - Universidade da Amazônia. Os cursos integrantes do evento foram Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

Comentários