Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Cultura


Performance de rua retrata o Círio do início do século XX

Obras do romancista Dalcídio Jurandir inspiram dramatização de alunos
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 04/10/2019 - 16:45 - Atualizado em: 04/10/2019 - 16:55
Círio de Nazaré
A apresentação de rua terá três cenas adaptadas dos romances “Belém do Grão-Pará” e “Passagens dos Inocentes”
A UNAMA – Universidade da Amazônia, por meio do curso de História, promove o “Performance de rua: O Círio da Aristocracia do Pé no Chão na Belém do Grão-Pará de Dalcídio Jurandir” como parte da programação do “Janelas para o Círio”. A apresentação ocorre nesse sábado (5), às 8h, na Praça da República, Ver-o-Peso e Igreja da Sé. A participação é gratuita e aberta ao público.
 
O evento revive passagens do Círio das classes populares nos primeiros anos do século XX, descritos pelo escritor marajoara Dalcídio Jurandir nos romances “Belém do Grão-Pará” (1956) e “Passagens dos Inocentes” (1960). A ideia é que todos os alunos e professores do curso estejam envolvidos, assim como alguns professores do programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura, na procura por compreender, através da arte, o significado do Círio para os descendentes de negros, indígenas, caboclo e/ou cabanos.
 
A professora do curso de História da UNAMA e uma das organizadoras do projeto, Maíra Maia, conta que será uma performance de rua com três cenas adaptadas dos dois romances. “Essa é uma homenagem ao Círio e uma perspectiva de buscar lê-lo a partir do que o autor entendia como ‘a aristocracia do pé no chão’, que são as classes populares dos romances de Dalcídio Jurandir”, afirmou.
 
Dalcídio Jurandir nasceu no interior da Amazônia e transformou a experiência ordinária de sua vida cotidiana em dez romances, com destaque para as duas obras usadas para a dramatização. “Essa experiência ordinária define a literatura para Jurandir e torna o estudo de seus romances fundamentais para que hoje se possa compreender a sociedade paraense da primeira metade do século XX, já que o autor foi testemunha desse período e construiu, em suas obras, uma interpretação política da sua experiência”, ressaltou a professora.
 
Serviço
Performance de rua: O Círio da Aristocracia do Pé no Chão na Belém do Grão-Pará de Dalcídio Jurandir
Data: 5 de outubro
Horário: 8h
Local: Praça da República, Ver-o-Peso e Igreja Catedral da Sé

Comentários