Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Outubro Rosa Pet: ação mobiliza tutores sobre a castração animal

A ideia é conscientizar o público sobre os males dos métodos contraceptivos nos animais, os sinais de alerta e quando buscar ajuda de um veterinário
Assessoria de Comunicação Por: 25/10/2023 - 17:24
Imagem: Divulgação

Por Rayanne Bulhões

A UNAMA - Universidade da Amazônia, por meio do curso de Medicina Veterinária, participa de uma ação educativa sobre o Outubro Rosa Pet. O evento acontece na Praça da República, no sábado (29), a partir das 8h. A iniciativa visa reforçar a importância da castração animal e sensibilizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, temática da campanha nacional.

Os acadêmicos da UNAMA foram divididos em equipes. Com apoio de docentes e preceptores, eles são os responsáveis por entregar panfletos e oferecer orientações para a população. A ideia é conscientizar o público sobre os males dos métodos contraceptivos nos animais, os sinais de alerta e quando buscar ajuda de um veterinário.

O câncer de mama é um dos principais cânceres em animais de estimação e, muitas vezes, os sintomas são negligenciados pelos donos, podendo causar a morte do pet. "A castração de cães e gatos precoce é uma aliada à saúde animal e diminui a probabilidade do aparecimento de câncer de mama. A gente também recomenda não aplicar o anticoncepcional, já que a quantidade de hormônio pode contribuir para o desenvolvimento do tumor", explica o coordenador de Medicina Veterinária da UNAMA Alcindo, Jurupytan Silva.

Os veterinários desempenham um papel fundamental na vida dos pets, promovendo a detecção precoce de doenças e orientando sobre como cuidar da saúde dos animais. Além do evento na praça, outra forma de buscar orientação é por meio da Clínica-Escola de Veterinária da UNAMA da Alcindo, que funciona no bloco F da unidade. Outras informações pelos números: (91) 99133-9349 ou (91) 4009-3131.

Comentários