Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Os desafios do strictu sensu profissional são temas de debate

A Pró-reitoria da UNAMA promove debates para falar sobre as novas perspectivas dos programas de pós-graduação no Brasil
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 11/10/2017 - 14:27
Imagem mostra pessoas em palestra
Seminário teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre o mestrado e doutorado profissional
O Mestrado e Doutorado profissional são categorias específicas da pós-graduação strictu senso que pretendem solucionar problemas, por meio da pesquisa, na rotina profissional.  Para fomentar o desenvolvimento dos programas profissionais na região Amazônica, a UNAMA promoveu o seminário “Desafios e perspectivas dos programas de pós-graduação stricto sensu profissionais no Brasil”, apresentado pelo coordenador adjunto da área interdisciplinar da CAPES, professor Dr. Eduardo Winter. O Seminário ocorreu na última quarta-feira (4), no campus Alcindo Cacela, como parte do Plano de desenvolvimento da pós-graduação stricto sensu da Universidade da Amazônia.
 
Segundo o Dr. Eduardo Winter, um dos principais desafios da categoria profissional é identificar um problema e levar a uma possível solução para o cotidiano de uma empresa, indústria ou comunidade. “A principal diferença é o foco. O mestrado e doutorado tradicionais priorizam as pesquisas e a carreira docente. Já na categoria profissional, o foco é no mercado, seja ele público ou privado, que atendam a demanda de um determinado grupo”, afirmou.
 
A pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da UNAMA, professora Ana Vasconcellos, argumenta que o mestrado e doutorado são titulações cada vez mais requisitadas como diferencial para profissionais, principalmente, se o objetivo é seguir uma carreira acadêmica. “O mundo empresarial demonstra interesse em ter profissionais qualificados e também começa a requisitar o item nos currículos. Este é o cenário que pesquisadores apontam para o futuro do mercado profissional”, afirmou.
 
De acordo com o Ministério da Educação, as pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos com diplomas em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos. O Ministério implantou, este ano, as modalidades de mestrado e doutorado profissional no Sistema Nacional de Pós-graduação. O MEC afirma ainda que as modalidades têm como um dos objetivos capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora para atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho.  

Comentários