Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Os desafios do profissional marcam a tarde do II Congresso Multidisciplinar de Saúde

Nutrição e Enfermagem foram destaques na programação da tarde desta sexta-feira (31)
Assessoria de Comunicação Por: Deborah Rabelo 31/03/2017 - 20:22 - Atualizado em: 03/04/2017 - 16:29
Imagem nostra Elzo Vieira durante palestra
Elzo Vieira realizou a conferência “Os avanços no diagnostico óptico”

A programação do período da tarde desta sexta-feira (31), do Congresso de Nutrição, integrante do II Congresso Multidisciplinar de Saúde, realizado no Hangar - Centro de Convenções, iniciou com a conferência “Aplicações da dieta sem glúten”, pela nutricionista Carolina Bezerra.

Alimentação restritiva é um tema que vem sedo bastante abordado atualmente, onde a efervescência de produtos glútenfree tem sido destaque. “Pessoas que não tem nenhuma desordem ou alergia não precisam necessariamente tirar o glúten da sua dieta, mas sim dar uma balanceada nela, uma vez que a alimentação ocidental é pesada no consumo de alimentos com glúten”, disse Carolina.

Vanessa Lourenço, que ontem foi homenageada com a Comenda Unama, abordou a temática “Saúde Intestinal e sua relação com as desordens metabólicas”, explicando que a composição microbiota é influenciada por fatores intrínsecos como idade e genética. “Se a gente pensar no idoso, por exemplo, o grande uso de antibióticos prejudica a microbiota intestinal, o que acaba resultando em desordens metabólicas. Tudo isso deve ser observado pelo nutricionista”, comentou.

Já Tayana Vago fez a conferência “Interação gene-dieta: evidências em oncologia”, relacionando o câncer aos hábitos de consumo ocidentais, uma vez que “nutrientes e compostos bioativos são capazes de modular eventos mutagênicos nas fases de iniciação, promoção e progressão da doença”, explicou.

A tarde de palestras foi encerra com uma mesa-redonda composta pelas profissionais que ministraram as conferências e debateram as “Evidencias cientificas como base da abordagem clínica: desafios e perspectivas”.

 

A necessidade de atualização constante é destaque no Congresso de Enfermagem

“A atuação do enfermeiro nas redes de atenção à saúde” foi o tema da conferência de abertura da tarde desta sexta-feira (31), do Congresso de Enfermagem. Jane Monteiro, explicou ao público o que é uma rede de atenção à saúde, comentando inclusive a realidade do estado do Pará. Segundo ela, “nós vivemos uma situação complexa de transição demográfica, tecnológica e epidemiológica. A mudança é tão evidente que nós não podemos ignorar isso no setor de saúde”.

O segundo tema tratado foi o “e-SUS”, onde Sâmia Borges falou sobre a informatização desse sistema, que traz benefícios, mas também muitos desafios. “Quando nós temos as informações do paciente no prontuário eletrônico, isso torna o nosso trabalho muito mais ágil e eficiente, mas é preciso que o profissional esteja atualizado também”, disse.

O tema “Enfermeiro como coordenador da atenção primária: desafios e perspectivas” foi abordado por Margareth Braun. “Nós precisamos da resolutividade na atenção primária, uma vez que 85% da demanda deveria ser resolvida por ela. Temos que nos fortalecer, disseminando informações, atentando e reforçando a educação permanente, aprimorando ferramentas e trabalhando junto à população”, refletiu.

Elzo Vieira realizou a conferência “Os avanços no diagnostico óptico”, explicando sobre a tecnologia de Espectroscopia Raman, que permite maior investigação, analise em tempo real, em um curto espaço de tempo e com baixo custo. “No diagnostico óptico, temos muitas possibilidades permitidas, como a caracterização bioquímica da amostra, além de uma quantidade muito maior de informações”, explicou.

A programação encerrou com a mesa-redonda “Novos paradigmas na atenção pública”, formada por Margareth, Jane e Sâmia. O Congresso Multidisciplinar de Saúde encerra amanhã (01), com a programação iniciando a partir das 08h, no Hangar – Centro de Convenções.

 

Galeria: 
Congressistas em conferência no Congresso de Enfermagem Janes Monteiro explicou ao público o que é uma rede de atenção à saúdeA palestrante Margareth Braun abordou o tema “Enfermeiro como coordenador da atenção primária"A palestrante Samia Borges falou sobre a informatização do e-SUSPalestrantes do Congresso de Nutrição em mesa-redondaParticipantes lotaram o auditório do Hangar – Centro de ConvençõesCongressistas em conferência de Nutrição Vanessa Lourenço explicou a “Saúde Intestinal e sua relação com as desordens metabólicas”

Comentários