Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


Onça Juma completa 6 anos em Santarém

Animal é um dos mais procurados pelos visitantes do ZOOUNAMA
Assessoria de Imprensa Por: Lana Mota 18/07/2019 - 10:10
Onça Juma ZOOUNAMA
Juma chegou debilitada e hoje está saudável
Quem vai ao zoológico e admira a única onça-pintada do lugar com um sorriso dócil, nem imagina como o primeiro ano de vida do felino foi difícil. A moradora chegou ao Zoológico da UNAMA, em Santarém há seis anos, logo após ser resgatada por biólogos e pela Secretaria de Meio Ambiente do município de Pacajá, sudoeste do Pará. O animal, chamado Juma, apresentou, na época, dificuldade nos movimentos, cambaleando alguns passos.
 
Após algumas observações, notou-se que se tratava de uma atrofia nos músculos por conta da falta de nutrientes necessários para o desenvolvimento adequado de um animal deste poste. De acordo com o médico veterinário Jairo Moura, do ZOOUNAMA, a nutrição de animais selvagens em cativeiro é um dos pilares para que o espécime apresente boa evolução da saúde. No caso específico dos felinos, por serem animais predadores de outros vertebrados, necessitam de proteína animal, que é encontrada na carne, vísceras (coração, fígado, pulmões, rins e intestinos) e ossos. 
 
“O animal apresenta atrofia membrana, onde seus ossos são curtos e fracos pela deficiência de uma boa nutrição no início da vida. Era alimentada com ração canina e pequenas porções de carne. Após seis anos, Juma já consegue se locomover melhor do que quando chegou. Portanto, como está em cativeiro e gasta pouca quantidade de energia, não é necessário ingerir porções generosas de nutrientes, mas precisa de todas estas proteínas. Por isso, a quantidade e qualidade dos itens que esses felinos utilizam na sua dieta é de responsabilidade exclusiva dos técnicos responsáveis pela nutrição desses ilustres representantes da fauna selvagem brasileira”, destaca Moura.
 
O ZOOUNAMA é o único zoológico do Brasil mantido por um Centro Universitário, que trabalha diretamente na preservação da fauna amazônica. Todos os animais que chegam ao espaço foram encontrados em rodovias, alguns gravemente feridos por causa de acidentes, ou vítimas de maus-tratos em cativeiros.

Comentários