Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Obra registra relatos de crianças e jovens em escolas ribeirinhas e Belém

A reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, lança “Balainha” na próxima terça-feira (21)
Assessoria de comunicação Por: Alessandra Fonseca 20/09/2021 - 07:58 - Atualizado em: 22/09/2021 - 08:01
Obra registra relatos de crianças e jovens em escolas ribeirinhas e Belém
Fruto de um trabalho desenvolvido com mulheres de comunidades ribeirinhas, o livro “Balainha”, primeiro de uma trilogia nomeada de “Baú da professora”, edição de autoria da reitora da UNAMA -Universidade da Amazônia, Betânia Fidalgo, será lançado na próxima terça-feira (21). A noite de lançamento será realizada às 18h30, no auditório David Mufarrej, no campus Alcindo Cacela da Universidade.
 
Trata-se de uma obra de literatura que proporciona conhecimentos sobre a vida, cultura e as riquezas, a maneira de ser e agir das mulheres de escolas ribeirinhas de Belém. “Entendi que no trapiche de Icoaraci havia uma mudança de atmosfera atendo um ar da essência ribeirinha, onde a confluência social e econômica das ilhas sul de Belém acontecia. Essas histórias fazem parte da escuta que fiz, dos relatos orais e gráficos das crianças e jovens que moram nas ilhas e estudam nas escolas ribeirinhas”, declarou a reitora.
 
As histórias são resultado de uma pesquisa realizada pela professora em 1999, que buscava entender como os processos de aprendizagem se desenvolviam nas ilhas que atendiam as crianças com educação escolar.

Comentários