Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


O que é juri simulado? Entenda o tema e saiba como participar

Por: Camilla de Assis 13/10/2023 - 17:28 - Atualizado em: 14/10/2023 - 09:00
Você teria coragem de julgar o Coringa? (Foto: Reprodução/Warner Bros.)

Escrito por Maya Santos

 

Já pensou em participar do julgamento do Coringa? Calma, vamos explicar! 

 

No processo da graduação em Direito, os alunos aprendem o necessário para atuar da melhor forma possível no mercado de trabalho. Ao longo da formação, os discentes entendem cada área de atuação jurídica e o julgamento é uma das etapas da experiência. Pensando nisso, a Unama convida você para participar do Júri Simulado. 

 

No dia 27 de outubro, na Unama Alcindo Cacela, localizado no bairro Umarizal, Belém (PA), será realizado um Júri Simulado, baseado em um júri real. “Essa atividade impacta bastante os alunos, a sociedade de um modo geral, porque é mais um julgamento de contra a vida realizado. No entanto, esse momento vai possibilitar na prática, que os estudantes vejam como é que funciona uma sessão destas”, destacou o coordenador da unidade, Gustavo Pinheiro da Silva. 

 

Faça sua inscrição aqui para participar do Julgamento do Coringa. 

 

 

Mas, o que é um júri simulado? 

 

O júri simulado é uma metodologia ativa da unidade de ensino superior, que tem o objetivo de tornar os estudantes protagonistas de sua trajetória educacional e testar suas habilidades para além da acadêmia. É um momento em que são apresentados argumentos de defesa e de acusação com a finalidade de analisar um determinado problema, ou como é mais comum falar, “o caso”. Assim, os estudantes são reunidos em grupos e seus papéis são previamente distribuídos dentro dos casos trabalhados. 

 

Como funciona? 

 

No júri simulado, um grupo de estudantes fica responsável por construir a acusação, com o objetivo de convencer o júri de que o réu é culpado. No dia do julgamento, eles podem revezar-se no momento da fala, para que vários tenham a oportunidade de trabalhar a expressão verbal. 

 

Quais os objetivos dessa metodologia ativa?

 

- Promover a reflexão crítica sobre um tema;

- Aprimorar a capacidade argumentativa dos alunos;

- Trabalhar em grupo, organizar ideias e resolver problemas;

- Desenvolver a habilidade de expressão verbal;

- Apreender conteúdos importantes da disciplina.

 

“Essa ferramenta ajuda e ensina bastante os alunos, para que eles possam efetivamente ver um caso concreto. Uma oportunidade de aprender dentro da sua própria universidade, o caso concreto de um julgamento de um crime contra a vida. Então, o propósito é esse, o aprendizado do estudante. Por isso, há parceria com o poder judiciário da região para que nossos graduandos entendam como é na prática o funcionamento do júri e o tribunal do júri”, completou o coordenador. 

 

 

Quer saber mais sobre o caso? Então, acesse o Instagram e participe!

Comentários