Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


Nutricionista explica sobre exagero na alimentação nas festas de fim de ano

Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, como vitaminas e minerais, fortalece o sistema imunológico
Assessoria de Comunicação Por: 29/12/2023 - 13:32

Por Lana Mota

Com a chegada das festas de fim de ano, é comum se deparar com uma variedade irresistível de pratos saborosos, muitos sendo ricos em gorduras. Embora seja natural desfrutar das delícias dessa época, é essencial manter um equilíbrio para garantir a saúde e o bem-estar. Lidiane Garcia, nutricionista e docente do curso de Nutrição da UNAMA Santarém, alerta sobre os cuidados com o consumo excessivo de alimentos industrializados, enlatados e conservantes nas confraternizações.  

“Um exemplo de alimento tradicional rico em gorduras é a rabanada. Feita de pão adoçado com leite condensado e açúcar, ela é um tipo clássico de carboidrato. Seus ingredientes são transformados em glicose e, ao serem metabolizados no organismo, em excesso, promovem o ganho de peso. É o mesmo caso do salpicão. Além da maionese, feita a base de óleo para unir os elementos da receita, o que por si só já eleva o nível de gordura no prato, há alguns elementos industrializados, como presunto e batata palha, os quais não são recomendados. Uma opção é, ao prepará-lo, usar creme de leite de castanhas, maionese caseira feita de ovos, creme de ricota, cottage, entre outros mais recomendados”, destaca a docente.

É possível fazer escolhas mais saudáveis e menos calóricas, como alimentos ricos em fibras que ajudam na digestão e aumentam a saciedade. No caso de quantidade de proteínas, as aves e peixes são uma ótima opção, além de grãos, amendoim, grão de bico, lentilha, soja, ovos e queijos. 

Segundo Lidiane, os pratos tradicionais também podem ser substituídos por uvas, morangos, ameixas, entre uma variedade de opções. “As cestas de frutas também estão sendo muito utilizadas nas festas de final de ano. São boas opções, sobretudo antes das sobremesas. No geral, elas são alimentos nutritivos que podem ser bem mais aproveitados e consumidos em suas versões frescas”. 

As festas de fim de ano são celebrações importantes, mas devem ser realizadas com moderação e sempre pensando no bem-estar. Afinal, a nutrição adequada desempenha um papel fundamental na prevenção de várias doenças crônicas e agudas.

Comentários