Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Opinião


Novos olhares da Educação Física: Um debate sobre comportamento sedentário

Vivemos em um contexto de constantes transformações e a Educação Física têm se adaptado a este ambiente, lançando novas perspectivas
Assessoria de Comunicação Por: 16/10/2019 - 11:05
Lucas Maciel Cavalcante - Docente do curso de Educação Física da UNAMA
Por: Lucas Maciel Cavalcante -
 
Especialista em Docência na Educação Superior/
Docente do curso de Educação Física da UNAMA
 
 
Um dos debates em alta nesse processo, gira em torno do conceito de “comportamento sedentário”, partindo do entendimento, de que praticantes de atividade física possuem um comportamento diferenciado dos indivíduos sedentários, consumindo produtos diferentes, se vestindo de maneira diferente e usando seu tempo livre de maneira diferente, ou seja, ser fisicamente ativo comumente se relaciona com uma série de outros comportamentos, mesmo fora do período específico em que se está fazendo a atividade em si, gerando um “comportamento fisicamente ativo” e em sua oposição surge o comportamento sedentário.
 
 
As pesquisas sobre o tema têm comprovado os riscos do excesso de tempo sentado e tempo em frente a tela, levando ao raciocínio de que o combate à tais práticas é tão relevante quanto o estímulo à atividade física. Foi feita uma pesquisa que compara as reduções de risco à saúde consequentes da troca de uma hora de comportamento sedentário diária por outras atividades. Nesta pesquisa, até mesmo trocar essas atividades por mais uma hora de sono, demonstra melhorias significativas na saúde.
 
 
Outra pesquisa demonstra que muitos indivíduos ao iniciarem a prática de atividade física geram um mecanismo de compensação, comendo mais e aderindo a mais comportamentos sedentários, o que potencialmente anula muitos dos benefícios. Estas percepções rompem com a ideia de que pequenos atos como ir comprar pão na esquina caminhando ou varrer uma casa não contam como atividade física, sim, elas não trarão os benefícios dos exercícios periodizados, mas também afastarão o comportamento sedentário, portanto não se trata só de aderir uma prática periódica de atividades físicas e sim de uma mudança de estilo de vida.
 
 
Alguns instrumentos que ajudam nessa mudança de comportamento cotidiano se relacionam com toda uma adaptação do mercado fitness, que passa dar atenção especial para mecanismos de avaliação física 24h, como relógios, cintas e aplicativos. O profissional de Educação Física, atualmente, através de seus estudos e capacitações continuadas, deve buscar mecanismos de envolvimento com seu público alvo que contemplem a aquisição de um estilo de vida saudável.
 

Comentários