Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Noite gastronômica oferece pratos portugueses em Belém

A UNAMA, o Hotel Princesa Louçã e o Grêmio Literário Português organizam uma noite gastronômica luso brasileira
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 29/07/2019 - 10:09 - Atualizado em: 06/08/2019 - 15:32
Imagem mostra comida em cima de prato
Seis equipes serão selecionadas para recriar receitas do livro Arte de Cosinha
A gastronomia portuguesa será a grande inspiração para os alunos e professores do curso de Gastronomia da UNAMA-Universidade da Amazônia que vão participar do evento Arte de Cosinha uma noite gastronômica luso brasileira. O evento será realizado no dia 14 de setembro, 19h, na pérgula da piscina do Hotel Princesa Louçã. Os ingressos podem ser adquiridos na reitoria do campus Alcindo Cacela da Universidade e na sede do Grêmio Literário Português. Seis equipes serão selecionadas para recriar receitas do livro Arte de Cosinha, do cozinheiro real João da Matta, exemplar com receitas feitas especialmente para a família real portuguesa no Brasil, disponibilizada pelo acervo do Grêmio, um dos parceiros do evento.
 
Uma seleção interna das preparações será realizada no dia 16 de agosto, no laboratório de Gastronomia da UNAMA, para anunciar os competidores. As equipes selecionadas vão passar pela votação do júri técnico em um jantar magno realizado no dia 28 de agosto, com convidados, no Hotel Princesa Louçã, que é um dos parceiros da noite gastronômica. O grupo vencedor ganhará o livro Arte de Cosinha, insumos portugueses, uma hospedagem no Hotel Princesa Louçã e uma passagem para Lisboa.
 
A reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, ressalta a oportunidade que o evento oferece aos alunos. “Sem dúvida é um espaço que os alunos de Gastronomia terão para mostrar as suas habilidades e despertar o sentimento de trabalho coletivo que é tão necessário no dia a dia de um chef de cozinha, além de conhecer as riquezas da gastronomia portuguesa. É uma forma também de valorizar a história brasileira, fortalecer a biblioteca que o Grêmio Literário possui com um incrível acervo histórico e iniciar o processo de digitalização dos exemplares”, afirmou.
 
De acordo com o coordenador do curso de Gastronomia da UNAMA, Bruno Morais, o evento proporciona um intercâmbio de conhecimentos. “A gastronomia brasileira traz muitas influencias da gastronomia portuguesa, que é repleta de tradições, costumes e simbolismos. Trazer mais esse conhecimento aos nossos alunos é muito enriquecedor para a carreira deles”, destacou.
 
Serviço
Arte de Cosinha uma noite gastronômica luso brasileira
Data: 14 de setembro
Hora: às 19h
Local: Pérgula da piscina do Hotel Princesa Louçã (Av. Pres. Vargas, 882 – Campina)
Ingressos devem ser adquiridos na reitoria do Campus Alcindo Cacela

 

Comentários