Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Nerama realiza controle sanitário em búfalas do Marajó

Entre as atividades realizadas pelo grupo da UNAMA estão o controle leiteiro, palestras e curso sobre ordenha higiênica
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 25/06/2018 - 14:34
Imagem mostra animal sendo vacinado
Projeto tem como objetivo garantir qualidade do produto oferecido na merenda escolar do município
A UNAMA- Universidade da Amazônia, por meio do Núcleo de Estudos em Ruminantes na Amazônia (Nerama), vai realizar do dia 27 de junho à 1º de julho, um ciclo de atividades sobre a qualidade do leite de búfalas, no Marajó. O projeto – iniciado em 2018 - surgiu através de uma demanda da associação de produtores de leite e queijo do Marajó e visa garantir qualidade do produto oferecido na merenda escolar do município de Soure.
 
As atividades do Nerama foram divididas em etapas. Na primeira parte, vão ser realizados exames sanitários para diagnóstico de tuberculose e brucelose, além do controle leiteiro - para avaliar a produção diária dos animais que fornecerão alimento para a merenda escolar, através do programa “Agricultura Familiar”. A segunda etapa, engloba o curso de ordenha higiênica para alunos e produtores, seguida de duas palestras: uma sobre controle de morcegos e outra sobre sanidade de búfalos – em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará.
 
O Nerama já realiza o controle sanitário dos animais fornecedores de leite para algumas queijarias do município de Soure. De acordo com o coordenador do projeto da UNAMA, Loreno Francez, o grupo tem a pretensão de ampliar as áreas de pesquisa. “Hoje, o núcleo está atuando em três municípios da microrregião do Arari: Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari. Mas com apoio e fortalecimento da pesquisa e extensão, estaremos em todos os municípios e contribuiremos para uma produção em excelência na cadeia produtiva do búfalo e, consequentemente, na melhoria socioeconômica de famílias ligadas diretamente ou indiretamente a este símbolo do Marajó”, ressaltou.
 
As pesquisas realizadas pelo Núcleo de Estudo da UNAMA serão utilizadas para alimentar um banco de dados, visando transformar estes serviços em futuras ações de pesquisa. “Em menos de dois anos, a universidade, por meio do Nerama, irá levar informações pertinentes à cadeia produtiva de ruminantes, orientando produtores e interessados sobre sanidade e produção animal. Essa ação, representa, para o curso de medicina veterinária, a concretização de um tripé fundamental para a formação de cidadãos; estudo, pesquisa e extensão, juntos com responsabilidade social”, finaliza o professor Loreno Francez.
 
Serviço
 
CICLO DE ATIVIDADES NERAMA
 
Data: 27 de junho à 1º de julho de 2018
 
Local: Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari
 
 

Comentários