Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Neon é a tendência do Carnaval 2019

Fantasias refletem as tendências da moda e do dia a dia da sociedade
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 27/02/2019 - 10:53
Criatividade é a palavra-chave para arrasar no look da fantasia do Carnaval. Muito brilho, roupas coloridas: tudo é permitido, desde que a pessoa se sinta à vontade com a roupa para pular na folia. A época também traz tendências e revela muito de uma sociedade, segundo especialistas.
 
A escolha de uma fantasia também é uma forma de expressão. É o que explica a professora do curso de Moda da UNAMA – Universidade da Amazônia Grazi Ribeiro. Ela explica como o factual pode interferir nas peças. “Além das fantasias, que se adaptam a algo factual, satirizando políticos ou acontecimentos que possam ser ironizados naquele momento, o Carnaval brasileiro acontece durante o verão. Então, muito do que se usa está relacionado às tendências de moda verão”, afirma.
 
Os tecidos ideais para a confecção de uma roupa carnavalesca devem ser escolhidos de acordo com o tema. Os sintéticos são os mais procurados por secarem mais e serem mais baratos, de acordo com a professora. “Eu acredito que a pessoa se sinta à vontade com algo que ela se identifica, então, de certa forma, tem a ver com a personalidade. Embora a questão da inversão seja a origem do Carnaval, que é aquele momento em que é permitido que você se mascare de uma forma que não é a do dia a dia”, analisa.
 
Além de a cor ser importante para revelar o tema da fantasia, existem as tendências de moda verão.  A professora diz que, em 2019, as cores neon dominam o Carnaval e que têm uma forte relação com a tendência da moda atual. “Hoje, várias questões foram revistas no modo de se fantasiar, motivadas pela própria sociedade. Algumas fantasias estão sendo evitadas, principalmente quando estão relacionadas à apropriação cultural: indiano, japonês, índio, por exemplo. Existem as que são tradicionais, como Pierrô, Arlequim, Colombina, pirata. Acho que essas nunca saem de moda. Mas percebo também que há uma tendência à criação de fantasias a partir do reaproveitamento de peças do próprio armário das pessoas”, conclui.
 

Comentários