Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Cultura


Museu de Arte da UNAMA recebe a mostra “Arquipélagos”

A produção pode ser visitada até o dia 18 de novembro na galeria Graça Landeira, em Belém
Assessoria de Comunicação Por: 20/10/2022 - 10:24
A mostra faz parte do novo programa de exposições do Museu da UNAMA
A mostra faz parte do novo programa de exposições do Museu da UNAMA

Por: Wesley Jesus

 

Está aberta para visitação, na Galeria de Arte Graça Landeira da UNAMA – Universidade da Amazônia, campus Alcindo Cacela, a mostra “Arquipélagos”. A exposição reúne obras inéditas de artistas que também atuam como professores da Universidade. O público pode visitá-la até o dia 18 de novembro. São cerca de 25 obras entre pinturas, gravuras, vídeos, fotoperfomance, fotografias, ilustrações, entre outras.  

 

A atividade faz parte do novo programa de exposições do Museu da UNAMA e tem como objetivo fomentar a divulgação da produção docente, sempre aliada a reflexão pedagógica e aprendizado curatorial. O nome da exposição faz referência ao conjunto das obras poéticas e em diversas linguagens e técnicas que, unidas em um único contexto, tornam possível as conexões e narrativas.  

 

A reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, destaca que, em 48 anos, além da ciência, a Universidade também pratica, desenvolve e apoia a arte na cidade. “O Museu traz uma proposta para que possamos promover a inclusão e a universalização do fazer e consumo artístico. Hoje, ainda temos um tabu muito grande para se chegar até a arte e, por isso, queremos fazer com que crianças, jovens de escolas públicas e empresas possam aderir e visita em nossas exposições”, disse.  

 

O curador da exposição, professor Mariano Klautau, lembra que o espaço é essencial para que os alunos também desenvolvam habilidades e expertises no campo da arte. “Os trabalhos expostos são uma forma dos alunos passarem a conhecer a produção dos seus professores, enquanto artistas. Aqui, é como uma grande sala de aula que torna possível o ensinamento desde como montar uma exposição até o pensar da curadoria”, pontuou.  

 

A coordenadora do curso de artes da UNAMA, professora Ana Isabel Santos, adiantou que, além da mostra “Arquipélagos”, a galeria está com um calendário intenso de programação para os próximos meses. “Tivemos uma pausa nas exposições devido a pandemia, mas agora voltamos com folego. Esse é apenas o início de uma extensa programação que estar por vir. Ter um museu de arte dentro de uma universidade privada é quase uma exclusividade e, por isso, devemos aproveitar”, destacou.     

 

A mostra “Arquipélagos” é uma realização da UNAMA, por meio do curso de Artes Visuais da Instituição de Ensino Superior (IES), em parceria com Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura - PGCLC/UNAMA. Os trabalhos expostos são de Armando Sobral, Bruno Carachesti, Jorge Eiró Mariano Klautau Filho, Robson Macedo e Walério Américo.   

 

Serviço: 

Mostra “Arquipélagos – Artistas professores”  

Data: 13 de outubro a 18 de novembro  

Hora: 14h às 18h (Segunda a Sexta-feira)  

Local: Museu de Galeria de Arte Graça Landeira da UNAMA, campus Alcindo Cacela, 287  

Entra franca 

 

Comentários