Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Mulheres se destacam na sociedade

Coordenadora e ex-alunas da UNAMA atuam com relevância na educação, justiça e solidariedade
Por: Vanessa Van Rooijen 08/03/2017 - 16:42 - Atualizado em: 08/03/2017 - 17:08
Imagem mostra mulher empoderada
Lembrar o papel da mulher na sociedade é um dos objetivos do Dia Internacional da Mulher

Ao longo dos anos, as mulheres vêm ganhando seu espaço, cada vez maior, no ambiente social e no mercado de trabalho. Um dos principais fatores para a conquista da liberdade feminina é o conhecimento, o qual é adquirido por meio de muito estudo, seja qual for a área. Lembrar o papel da mulher na sociedade é um dos objetivos do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira, dia 8 de março. Renata Lopes, Luzia Nadja e Tainá Cavalcante são frutos da UNAMA que - através da educação, justiça e solidariedade - fazem a diferença nas áreas que atuam.

Renata Lopes atua na UNAMA como coordenadora do curso de Enfermagem, uma das áreas que mais destaca a mulher. Com disciplinas e ações voltadas à saúde feminina, o curso tem grande participação na vida da mulher e transmite para os estudantes a importância desse gênero para a vida e sociedade. De acordo com Renata, o curso e os professores trabalham não só os procedimentos burocráticos quando se trata de atendimento, mas também aborda o respeito. “Muita coisa mudou e esse dia 8 de março nos faz lembrar da luta constante, das vitórias e do que ainda temos pela frente, afina, mulher é uma força motriz, uma força que gera”, afirmou a professora.

Um exemplo de persistência, dedicação e conquistas é a doutora Luzia Nadja, desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) e ex-aluna da UNAMA.  Ela conta que, no tribunal, já se deparou com muitas situações relacionadas à violência doméstica, resultado da dependência não só econômica, mas emocional. Ela afirma que, com o trabalho e estudo, as mulheres passam a ter maior conhecimento sobre si e o mundo. Para a desembargadora, ser qualificada é uma das formas para que a mulher seja respeitada em todos os ambientes, principalmente no mercado de trabalho. “Quando você entra no ambiente masculino, precisa mostrar aos homens que tem qualificação para fazer o mesmo, ou até melhor, e conquistar a igualdade. Foi assim que conseguimos chegar onde estamos hoje, mas ainda há muito o que lutar”, disse.

Tainá Cavalcante tem 21 anos e se formou recentemente em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela UNAMA. Desde a graduação que a jovem atua em trabalhos sociais, como o Flores de Kahlo, que presta serviços às pessoas em diversos aspectos, visando uma sociedade mais justa e com direitos iguais a todos. Tainá conta que seu interesse pelas causas sociais sempre esteve presente em sua vida, tornando-se mais intenso após o ingresso nesse projeto. “A sensação de poder fazer e dar ao próximo algo que ele não tem me encanta muito. É lindo ver as pessoas me procurando para saber como podem ajudar. Eu acho que é dessa forma que a gente também pode melhorar a vida das mulheres e de todos”, disse. Trabalhos sociais, participação em temáticas importantes e o amor ao próximo fazem de Tainá um exemplo de solidariedade.

Educação, justiça e caridade. Características comuns encontradas em muitas mulheres que se dedicam para um futuro de igualdade e liberdade. 

 

Comentários