Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Ministros abrem programação do segundo dia do Congresso

Painel reuniu profissionais renomados do Direito para discutir a democracia atual e cidadania
Assessoria de Comunicação Por: Vanessa Van Rooijen 27/10/2017 - 14:33 - Atualizado em: 30/10/2017 - 14:35

O segundo dia do III Congresso Brasileiro de Processo Constitucional, promovido pela Universidade da Amazônia (UNAMA), começou com o painel “Princípios Constitucionais no Processo Civil”. O painel contou com a participação dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Moura Ribeiro, Paulo de Tarso Sanseverino e Marco Buzzi. Quem presidiu a mesa foi o Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcelo Nobre, ao lado do debatedor da mesa, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), Ricardo Nunes. O painel deu início aos assuntos debatidos no congresso.

O ministro Paulo Tarso Sanseverino abordou um pouco da experiência adquirida ao longo de anos de trabalho no STJ e destaca a importância dos 15 anos do Código Civil e os 30 anos de Constituição Federal. “É uma preocupação muito grande para todo o Judiciário o grande número de processos, por isso, o novo Código de Processo Civil veio para ofertar ferramentas que irão solucionar demandas repetitivas, assegurando uma isonomia a todos os envolvidos”, afirma.

Segundo o ministro Moura Ribeiro, abordar a temática durante o congresso é importante porque trata-se de dois grandes momentos políticos. “São os momentos de consagração da nossa Constituição e Código Civil, que trouxeram grandes nortes para soluções de processos”, explica. 

O Congresso Brasileiro de Processo Constitucional aborda temas da atualidade e buscar desenvolver nos estudantes a reflexão mediante os assuntos da realidade contemporânea. De acordo com o ministro Marco Buzzi, a preocupação da Universidade demonstra a preocupação com o exercício da cidadania. “É assim que se constrói uma nova mentalidade, assim que se constrói um novo modo de vida das pessoas. Através do fomento à educação, investimos na mudança para uma sociedade melhor”, afirma.
 

Galeria: 
III Congresso Brasileiro de Processo ConstitucionalIII Congresso Brasileiro de Processo ConstitucionalIII Congresso Brasileiro de Processo ConstitucionalIII Congresso Brasileiro de Processo ConstitucionalIII Congresso Brasileiro de Processo ConstitucionalIII Congresso Brasileiro de Processo ConstitucionalIII Congresso Brasileiro de Processo ConstitucionalIII Congresso Brasileiro de Processo Constitucional

Comentários