Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Ministro Edson Fachin é destaque no 3º dia do Congresso de Direito

Além da palestra do magistrado do STF, acadêmicos também lotaram a conferência sobre a Economia do Crime, com João Claudio Arroyo
Assessoria de Comunicação Por: 13/11/2023 - 12:36 - Atualizado em: 16/11/2023 - 11:34

Por Rayanne Bulhões

O terceiro dia de programação do II Congresso Nacional de Processo, Constituição e Tecnologia, da UNAMA - Universidade da Amazônia contou com a apresentação do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin. A mesa discutiu a "Justiça e Instituições Democráticas: Limite e Responsabilidades da Sociedade Tecnológica". Fachin dividiu a conferência com o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará, César Mattar Jr, e a reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo. Cerca de mil pessoas presenciaram o evento deste sábado (11), no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.

O ministro ressaltou a importância da tecnologia para o Estado Democrático de Direito e destacou o papel fundamental dos advogados na defesa da dignidade humana. "O Brasil reclama o respeito ao Estado de Direito. Trata-se, assim, de uma questão permanente e urgente, porquanto, à legalidade constitucional e à aplicação imparcial do Direito. Urgente porque o Estado de Direito, após 1988, só é legítimo se for democrático. Advogados e advogadas estiveram historicamente na vanguarda. Hoje e amanhã não poderá ser diferente", afirmou Fachin.

O evento abriu temas relevantes para a sociedade, como os direitos humanos na Amazônia, os sistemas de justiça no Brasil, o Federalismo e as desigualdades sociais, além da economia do crime, com uma abordagem de João Claudio Arroyo. "O crime está no nosso meio e a solução é uma construção social. A TV ainda quer mostrar que o traficante mora no morro, mas ele está ao lado. Paga milhões de dinheiro para trazer fuzis. É custoso demais para eles se manterem e para a sociedade reprimir. O combate sistêmico, hoje, precisa ser no econômico", disse o gestor.

De quinta-feira (09) até sábado (11), o II Congresso Nacional de Processo, Constituição e Tecnologia contou com 19 conferências, em dois auditórios simultâneos, com 31 conferencistas convidados. O evento foi elogiado por todos, tendo a presença de cerca de 2 mil acadêmicos do estado.

Comentários