Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Ministério da Saúde disponibiliza Guia de Atividade Física

Coordenador do curso de Educação Física da UNAMA explica a importância do documento
Assessoria de Comunicação Por: Lana Mota 13/07/2021 - 15:05 - Atualizado em: 14/07/2021 - 12:09
O Ministério da Saúde lançou, no último mês, o 1º Guia de Atividades Física, contendo informações que visam estimular a prática de exercícios físicos para a população e diminuir o sedentarismo no cenário pós-pandemia. No Guia, são encontradas várias dicas para que a atividade física seja incluída no dia a dia dos brasileiros, além de conter uma linguagem acessível e direcionar conteúdo para diversos públicos. 
 
O Guia contempla crianças, jovens, adultos, gestantes, mulheres no pós-parto, pessoas com deficiência, idosos e a educação física escolar. O coordenador do curso de educação Física da UNAMA, Luiz Vieira, avalia o documento como um benefício para as pessoas que estão em busca de uma qualidade de vida melhor. 
 
“É impossível para qualquer indivíduo ou um coletivo ler o enorme volume de dados científicos disponíveis sobre atividade física. Existem muitas evidências acumuladas sobre esse assunto. A elaboração, no entanto, de um Guia com linguagem simplificada e orientações consistentes é mais uma das estratégias para se estimular o aumento da atividade física na população brasileira, já que é um dos determinantes e condicionantes da saúde, conforme a Lei nº 8.080/1990”, afirma o coordenador. 
 
Ainda segundo Luiz, o lançamento de um documento com tal característica direcionado à população contribui diretamente para o fortalecimento da intervenção do Profissional de Educação Física, que é da área da saúde desde 1997. “Como já dispomos de uma relevante quantidade de pesquisas, nosso passo é criar uma prática afastada da informação empírica, sustentada em evidências e também em documentos institucionais a serem produzidos pela nossa própria classe. Esse Guia é um exemplo de que a ciência da atividade física avança no país, com importante repercussão na saúde da população”, ressalta o coordenador. 
 
Para acesso ao Guia, ir em livros no site https://aps.saude.gov.br/biblioteca/index/MQ==

Comentários