Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Mercado de trabalho: qual a importância da orientação profissional?

Por: Camilla de Assis 07/12/2023 - 16:22
Estudantes e profissionais podem fazer orientação profissional (Pexels)

Escrito por Maya Santos

 

 

O ambiente acadêmico proporciona muitas experiências para os estudantes, entre elas, o contato com o mundo profissional. Nesse contexto, um passo importante para quem deseja, mesmo na faculdade, adentrar no mercado de trabalho, é a orientação profissional.

 

Com o objetivo de ajudar o graduando na área de atuação, o acompanhamento serve para dar suporte na tomada de decisão, tais como: a passagem de um ciclo educativo para outro; a transição dos estudos ao mundo do trabalho; mudança de ocupação ou emprego ou preparação e adaptação para a aposentadoria.

 

Entre os benefícios estão o desenvolvimento do autoconhecimento. Desta forma, o indivíduo consegue perceber o que impacta os seus sentimentos, lidando melhor com as situações que podem surgir no cotidiano, além de compreender as suas habilidades e competências. Com isso, a tendência é buscar um alinhamento entre sua vida pessoal e, principalmente, profissional. Outro ponto importante da orientação é a possibilidade de sanar as dúvidas nas mais diversas áreas de trabalho e decidir de forma mais assertiva a sua carreira. 

 

Lembrando que essa dica serve para quem está começando sua vida profissional e também, para quem já tem carreira e deseja compreender melhor a sua evolução no mercado de trabalho. 

 

 

Entenda os momentos em que a orientação profissional é realizada:

 

1. Início carreira profissional

 

O início da vida profissional pode gerar muitas inseguranças. Para obter a ajuda necessária, a pessoa pode investir em conversas com pessoas da área que deseja ingressar, além de testes vocacionais.

 

2. Carreira estagnada

 

Esse é um momento delicado. Por isso, a orientação serve para dar um novo rumo à carreira. É uma oportunidade de saber quais motivos impedem sua evolução, além de encontrar uma solução para o problema.

 

3. Carreira em ascensão

 

Quando os profissionais alcançam suas metas e objetivos, podem contar com a orientação profissional para manter o ritmo de ascensão em suas carreiras.

 

4. Mudança de carreira

 

Em um momento de desgaste da função exercida, o profissional pode buscar esse auxílio. Através desse suporte, o indivíduo pode ter melhor qualidade na vida profissional, vida pessoal, estabilidade e segurança. 

 

5. Decidir entre descansar ou diminuir o ritmo do trabalho

 

Depois de ter trabalhado muitos anos em determinada função, algumas pessoas ficam na dúvida entre descansar ou se dedicar a outras atividades menos desgastantes. Para esse caso, fazer orientação profissional é importante para ajudar a tomar a melhor decisão, além de facilitar a percepção das melhores conquistas e enxergar alternativas para lidar com esse momento da carreira.

 

Comentários