Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


Mais um filhote de peixe-boi é encaminhado ao ZOOUNAMA

O animal foi encontrado às margens do rio Tapajós, em frente a orla de Santarém
Assessoria de Comunicação Por: 22/03/2023 - 17:03 - Atualizado em: 27/03/2023 - 14:24
O animal trata-se de um filhote de 120cm, estava preso em uma malhadeira e foi socorrido pela Semma
ZOOUNAMA resgata mais um peixe-boi encontrado por pescadores

Por: Lana Mota

Na última segunda-feira (20) um filhote de peixe-boi foi encontrado por pescadores na Orla de Santarém e encaminhado ao Zoológico da UNAMA – ZOOUNAMA. Desta vez, trata-se de um filhote macho de 120cm.  O animal estava preso em uma malhadeira e foi socorrido pela equipe de resgate da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

De acordo com o médico veterinário do ZOOUNAMA, Jairo Moura, esse é o 4º animal que a Semma encaminhou ao Projeto Peixe-boi do zoológico. “Só em fevereiro foram encaminhados três filhotes e agora esse, em março. Isso é muito preocupante porque desses quatro, dois vieram da orla da cidade e com uma frequência bem próxima uma da outra”, ressaltou o veterinário.

O animal chegou por volta das 17h e passa por avaliações diárias, principalmente, por causa de um ferimento. que ele apresenta. “ O filhote está aceitando bem o leite de canola e também as plantas aquáticas que introduzimos na sua dieta, mas ainda é cedo para comemoramos porque ele está muito ferido”, concluiu Moura.

Para o secretário de Meio Ambiente, João Paiva essa rapidez nos resgates doa peixes-boi são graças a conscientização da população. “Com a subida dos rios, os animais tendem a se desprender das mães e acabam se perdendo. Muitas pessoas já têm a consciência de nos acionar ou acionar a Companhia Independente de Polícia Ambiental (CIPAMB) Por meio do telefone 190.  A gente agradece a parceria e o cuidado com os animais da nossa região”, destacou.

O Projeto Peixe-boi do Zoológico da UNAMA é referência da reabilitação de animais órfãos que chegam muitas vezes feridos e desnutridos. Eles passam por avaliações periódicas com objetivo de serem tratados e reintroduzidos no seu habitat.  

 

Comentários