Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Mais de 100 alunos participaram do Tribunal do Júri Real da UNAMA

Foram cerca de sete horas de sessão, no campus Alcindo Cacela, no auditório do Tribunal do Júri
Assessoria de Comunicação Por: 17/10/2023 - 16:28

Por Rayanne Bulhões

Cerca de 120 alunos do curso de Direito da UNAMA - Universidade da Amazônia assistiram ao julgamento do Tribunal do Júri, nesta segunda-feira (16). Foram mais de sete horas de sessão, no campus Alcindo Cacela, no auditório do Tribunal do Júri. Os acadêmicos foram separados em grupos ao longo do dia.

A programação foi mediada junto ao Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri e marcou a retomada da UNAMA Alcindo Cacela com as tradicionais programações do Direito Penal. Durante a manhã, houve a escolha dos jurados. Depois, a argumentação das partes - por meio do Ministério Público e dos advogados de defesa. Também teve a apresentação das provas e a escuta das testemunhas. Ao final, o júri se reuniu para dar o veredito do caso. Dessa vez, foi sobre uma tentativa de homicídio.

O coordenador do curso de Direito da UNAMA Alcindo Cacela, Gustavo Pinheiro da Silva, destacou a importância da atividade. "Nos reunimos novamente nesta experiência que é única, principalmente para os acadêmicos que querem seguir a carreira no Direito Penal. Nossos alunos puderam vivenciar - dentro da UNAMA - todos os processos de um júri real. Certeza que isso vai marcar a vida e a trajetória deles", disse.

O campus Alcindo Cacela passou por vistorias técnicas e atendeu aos critérios para receber as ações do Tribunal do Júri. Essa é uma prática normal dentro dos tribunais e trazer esse ambiente para dentro da universidade é um diferencial. "A UNAMA tem história quando se fala em júri. Já tivemos casos em que a decisão saiu de madrugada. Outro em que as partes e testemunhas eram surdas e mudas. Isso faz parte do aprendizado do aluno não só na teoria, mas na prática", finalizou Gustavo.

Comentários