Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Jovens com Síndrome de Down participam de evento com dança

A atividade foi organizada pelo Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE), da UNAMA
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 09/04/2019 - 12:03
A imagem mostra participantes do evento
Jovens com Síndrome de Down participam de evento com dança

Uma programação lúdica, divertida e informativa sobre a inclusão foi montada na UNAMA – Universidade da Amazônia, com foco em pessoas com Síndrome de Down. Instituições parceiras, familiares de docentes e alunos foram convidados para participar do evento, que aconteceu no Hall de entrada, no campus Alcindo Cacela. A atividade integrou também os cursos da graduação em Educação Física e Teoria Ocupacional e aconteceu no dia 21 do mês passado, em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down.

Os adolescentes puderam participar de um momento de ginástica e dança, enquanto o público participava de quiz de orientações sobre a síndrome. A atividade teve como coordenação o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE), da UNAMA. Para uma das professoras do NAEE, Maria do Céu Santos, o momento foi pensado para celebrar e integrar. “O nosso trabalho é muito institucional, dentro de sala, pensando o que fazer. Esse é o momento para estarmos dialogando com a comunidade”, disse a professora.

Atualmente, o Núcleo atende 62 alunos e conta com a gestão de duas professoras, sete intérpretes de libras, dois mentores e 16 voluntários dos cursos de Terapia Ocupacional, Psicologia e Pedagogia. “O que a gente quer mesmo é que as pessoas pensem em inclusão como a gente pensa. Eu sei que é um trabalho de formiguinha, um trabalho que só dói quando é com a gente, mas nós temos muitas pessoas envolvidas nesse trabalho e que levam a sério, para que isso seja efetivado”, disse a professora.

O núcleo faz parte da direção acadêmica da UNAMA. O primeiro passo é da família, que solicita o atendimento via coordenação. Depois o pedido é repassado ao NAEE e, por sucessão, o núcleo estuda o laudo, o tipo de deficiência e chama a família para iniciar a parceria – instituição, academia e família. O NAEE funciona no 2º do Bloco C, das 8h às 12h e das 14h às 20h.

Galeria: 
A imagem mostra participantes do eventoA imagem mostra participantes do eventoA imagem mostra participantes do evento

Comentários