Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Jornalistas da Rádio UNAMA são premiados nacionalmente

A reportagem especial teve criação do jornalista Celso Freire e o ex-estagiário da rádio, Mateus Miranda
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 13/02/2019 - 17:05
Imagem mostra jornalista recebendo o prêmio
Celso recebe prêmio do representante do MPT / Foto: César Tadeu
Um olhar humanizado para a educação de crianças, adolescentes e adultos, fizeram com que o jornalista da Rádio UNAMA, Celso Freire, e o ex-estagiário, Mateus Miranda, conquistassem o Prêmio MPT de Jornalismo 2018. O anúncio aconteceu na última terça-feira (05), em Brasília. A reportagem especial já havia sido premiada no II Prêmio Jornalismo Cidadão Radiotube 2018, realizado pelo Instituto CRIAR Brasil. Agora, venceu na categoria Região Norte de Radiojornalismo.
 
A seleção dos finalistas aconteceu ainda em setembro do ano passado. Foram premiados 36 trabalhos que apresentaram diversos assuntos relacionados aos direitos trabalhistas em todo o país. A matéria da Rádio UNAMA, “Escrevendo e rescrevendo nossa história”, mostrou como o Ministério Público do Trabalho no Pará desenvolve projetos para a educação, inserção no mercado de trabalho e a ressocialização de egressos do sistema penal e socioeducação.  
 
Com mais de 40 prêmios acumulados, Celso busca ir além da informação. “Eu costumo fazer matérias especiais voltadas para o bem do cidadão, aquelas reportagens que vão fazer diferença na vida de cada um que vai ouvi-la. Eu gosto muito de ficar antenado no que ocorre em outros estados e fora do Brasil também. Novos tipos de abordagens do tema, uma nova estrutura de matéria, reportagens especiais de televisão, vendo bons jornalistas, tudo isso inspira para produzir cada vez melhor”, disse o radialista de mais de 15 anos de profissão.
 
A parceria entre os jornalistas ajudou muito na construção do material. “Eu fiquei muito feliz nas duas ocasiões por ter recebido esse prêmio junto com o Celso, porque representa a recompensa e a persistência. Uma das principais lições que tirei é justamente esse dever de ser protagonista das nossas próprias histórias. Nós, quanto jornalistas, sabemos da responsabilidade na influência que podemos causar na vida dos outros, de forma positiva e negativa. E a partir do momento que a gente coloca esse tema [trabalho infantil], que por vezes é negligenciado, a gente está tendo uma atitude correta, que é agir de forma ativa no assunto relevante, apontar problemas e soluções”, ressalta Mateus Miranda, hoje já graduado em jornalismo. 
 
Mateus garante que “esse prêmio reconhece o trabalho honesto, coerente e coeso” que é desempenhado diariamente na rádio UNAMA. Já para Celso, é um sentimento de dever cumprido. “O prêmio nada mais é do que um reconhecimento do seu trabalho. É a certeza de que você está no caminho certo. Fico sempre muito feliz quando ganho. Quando não ganho, vejo onde posso melhorar para fazer ainda melhor”, finaliza.

Comentários