Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Jogo dissemina a consciência ambiental entre jovens

Batizado de Super Coleta Feliz, o projeto foi desenvolvido por estudantes e professores do curso de Ciência da Computação da UNAMA
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 26/04/2018 - 12:06
Imagem mostra uma praia e várias lixeiras coloridas
Coleta seletiva é o descarte diferenciado de lixos que foram previamente separados
Como uma forma de incentivar a educação ambiental e melhorar a qualidade de vida em Belém, estudantes e professores do curso de Ciência da Computação da Universidade da Amazônia (UNAMA) desenvolveram um jogo chamado “Super Coleta Feliz”. Nesse game, o usuário tem 60 segundos para somar a maior quantidade de pontos, colocando resíduos na lixeira correta. Voltado para o público de pessoas entre 2 e 15 anos, o software será lançado neste sábado (28) para as plataformas mobile (Android) e computador (navegador).
 
Coleta seletiva é o descarte diferenciado de lixos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação desta modalidade de recolhimento é obrigação dos municípios e as metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos dos municípios.
 
Neste contexto, a equipe da UNAMA avaliou a necessidade de um projeto desse tipo a partir de uma pesquisa na qual foi observado que não existe nenhum jogo no mercado de forma aberta e acessível para serem utilizados em escolas e ou faculdades. O trabalho foi desenvolvido cerca de um mês e será atualizado constantemente, com novos designs, aprimoração da “jogabilidade” e também aumento do número de plataformas disponíveis.
 
De acordo com o coordenador do curso, Rômulo Pinheiro, a ideia é conscientizar e ensinar os jogadores como funciona a coleta seletiva, mostrando como isso é importante para a nossa sociedade atual. “O lixo é um problema que vem sendo tratado com muita importância por todos os países desenvolvidos. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão”, afirmou.  
 
O jogo foi desenvolvido com o uso da gameficação, uma vertente da tecnologia que consiste em usar técnicas, estratégias e o design de games para trazer um jogo o mais próximo da realidade. O game mostra de forma divertida que cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. “Neste projeto, estão envolvidos alunos do terceiro semestre e professores do curso, que têm o objetivo de impactar pontos como engajamento, produtividade, foco, determinação e outros, tornando mais simples o aprendizado”, concluiu Pinheiro.

Comentários