Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Cultura


Jantar magno para convidados é marcado pelo sabor português

Noite gastronômica luso-brasileira trouxe pratos criados pelo chef da família real portuguesa
Por: Alessandra Fonseca 04/09/2019 - 17:44
Jantar magno luso-brasileiro
Pratos seguiram receitas do livro "Arte de Cosinha"

As principais receitas do cardápio da família real portuguesa foram reproduzidas para convidados em um jantar magno realizado pela UNAMA-Universidade da Amazônia em parceria com o Grêmio Literário Português e Hotel Princesa Louçã, na noite da última quarta-feira (28), no auditório do Hotel, bairro da Campina. A comunidade portuguesa de Belém, jornalistas e professores da Universidade estiveram presentes para a degustação.

O jantar fez parte do evento “Arte de Cosinha - uma noite gastronômica luso-brasileira”, uma competição entre grupos formados por estudantes e professores do curso de Gastronomia da UNAMA. Os pratos servidos seguiram fielmente as receitas do livro "Arte de Cosinha", de autoria do cozinheiro da família real portuguesa, João da Matta. A obra é um dos exemplares raros do acervo da biblioteca do Fran Pacheco, pertencente ao clube do Grêmio. Durante o jantar, o exemplar foi apresentado oficialmente aos convidados.

Um júri composto por chefs de cozinha avaliou o desempenho dos participantes. As equipes apresentaram os seguintes pratos: Vol-au-vent de marisco à lá financiére e carneiro com batatas; Sopa de ervilhas à la Grecy e Pato com molho de azeitonas; Couve-flor com parmesão e costeletas de carneiro à minut; Empada de Bacalhau au gratin e Reléve de pargo (peixe) com batatas e pirão de farinha de mandioca. Para a sobremesa, opção não avaliada pelos jurados, foram apresentados pasteis de batata e bolinho de tapioca a brasileira, fechando a noite de degustação.

A próxima etapa da disputa será a grande apresentação final dos pratos portugueses, que acontece no dia 14 de setembro, às 19h, no Hotel Princesa Louçã. O evento é aberto ao público. Os ingressos para participar da degustação dos pratos dão direito a um exemplar do livro “Arte de Cosinha” e estão disponíveis na reitoria da UNAMA, campus Alcindo Cacela, na sede do Grêmio e no Princesa Louçã.

O grupo vencedor ganhará o livro “Arte de Cosinha”, insumos portugueses, uma hospedagem no Hotel Princesa Louçã e uma passagem para Lisboa. Todo o valor dos ingressos será revertido para o projeto de preservação de 460 livros raros da Biblioteca Fran Pacheco, na sede do Grêmio Literário e Recreativo Português, parceiro da programação.

A reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, cumprimentou os convidados e falou sobre a emoção de realizar o evento. "É com muita alegria que nós da UNAMA, junto com os nossos parceiros Grêmio e Princesa Louçã, realizamos essa noite que é uma das etapas de preparação de nossos professores e alunos da nossa Universidade, para a grande noite de avaliação final, que será no dia 14 de setembro. O público em geral poderá degustar outros pratos e votará em qual achar melhor", declarou.

O presidente do Grêmio Literário Português, José Carlos Mendes, falou da valorização da biblioteca Fran Pacheco por meio da obra de referência. "É muito importante para nós valorizar um acervo tão rico e que apresenta grandes registros da nossa história. Estamos muito felizes com o andamento do evento e de toda a repercussão", falou.

A vice-cônsul de Portugal, Maria Fernanda Granja, esteve presente e falou sobre o grande trabalho que é o projeto. "É um orgulho estar aqui representando Portugal. Eu já tinha conhecimento de que a comida do Pará tinha influência forte portuguesa e também uma culinária muito rica. Não deixa de ser uma honra para nós portugueses ter deixado essa contribuição gastronômica. Esse momento só mostra o quanto é preciso preservar as obras para que possamos ter muitas outras histórias homenageadas dessa forma", afirmou.

Comentários