Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


Janeiro Branco: Saúde mental é coisa séria

Psicóloga alerta gatilhos que podem prejudicar a saúde mental dos brasileiros
Assessoria de Comunicação Por: 09/01/2024 - 13:50

Por Lana Mota 

Logo após a virada do ano, muitas pessoas fazem metas e planejam os próximos meses. Normalmente, isso se dá pela busca de novos projetos pessoais e profissionais. Nesse contexto, desde 2014, o Brasil adotou a Campanha Janeiro Branco, voltada à conscientização e a promoção da saúde mental.
 
Criada pelo psicólogo Leonardo Abrahão no estado de Minas Gerais, a campanha ganhou notoriedade em todo território brasileiro, onde empresas e órgãos a incluíram em seus calendários anuais. De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da UNAMA Santarém, Roberta Branco, com a rotina moderna, cheia de muitos compromissos e imediatismo, é comum vermos uma rotina baseada no agora. Por isso, ela alerta que qualquer mudança no comportamento ou sinal de isolamento é necessário buscar ajuda profissional.
 
 
“Trabalhar a prevenção do adoecimento mental é muito importante. Sabemos o quanto as responsabilidades crescem e como as rotinas podem ser pesadas, mas praticar o equilíbrio emocional e buscar sempre ambientes saudáveis nas relações sociais é primordial. Se você observa que em algumas situações do seu dia a sua atitude não está como de tempos atrás e você acaba se estressando muito, esse é um sinal de que sua saúde emocional não vai bem. Por isso, é necessário procurar ajuda o quanto antes”, ressalta a coordenadora.
 
Sintomas como ansiedade e estresse são os fatores que mais adoecem as mentes das pessoas. O estresse crônico, por exemplo, é quando os sinais passam apresentar adoecimento físico, afetando diretamente o desiquilíbrio do corpo. Mudanças no sono, paladar e outros fatores são mais comuns em alguns casos. De acordo com estudos recentes, esse tipo de diagnóstico é mais frequente na idade adulta.
 
No final de 2023, o Burnout entrou na lista das doenças ocupacionais. O relatório realizado pelo Ministério da Saúde destacou que o país tem o maior número de depressão em relação aos demais países do continente Sul-americano. “Quando falamos de saúde mental, não podemos deixar de citar o seu conceito a partir da concepção da Organização Mundial da Saúde (OMS), destacando o bem-estar no qual o indivíduo consegue desempenhar as suas atividades e ensina a lidar com as questões diversas da vida, sendo mais produtivo e contribuindo para um estado de bem-estar social e comunitário, ou seja, coletivo”, frisa a coordenadora.
 
Roberta também indica algumas práticas e exercícios para aliviar a tensão e que podem ser feitos de casa. São eles: a meditação, com uma respiração funda e que alivie o estresse ou a ansiedade, e o alongamento nas costas, braços, ombros e pescoço. A Clínica-Escola de Psicologia da UNAMA, recém-inaugurada, oferece plantão psicológico e atendimento à comunidade, fortalecendo habilidades dos alunos adquiridas em sala de aula e oferecendo tratamentos e sessões para os pacientes. Ela também lembra que os atendimentos de psicoterapia podem ser realizados nas clínicas particulares ou nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
 
 

Comentários