Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Isolamento pode estimular a compulsão alimentar

Clínica da Nutrição oferece orientação nutricional remoto durante a pandemia
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 10/06/2020 - 17:47 - Atualizado em: 13/06/2020 - 17:50
Comer muito em pouco tempo e não perceber o descontrole pelo o que está sendo ingerido. Essa é a principal característica da compulsão alimentar, um transtorno que pode causar obesidade, diabetes e hipertensão. Especialistas afirmam que o período de isolamento pode favorecer esse quadro e que o tratamento deve ter acompanhamento nutricional e psicológico.
 
A professora do curso de Nutrição da UNAMA - Universidade da Amazônia, campus Ananindeua, Danielle Farias, explica que o distúrbio é um transtorno emocional de cunho alimentar na qual o indivíduo canaliza as emoções para a alimentação. “A compulsão alimentar é um estímulo físico da fome, mas também muito relacionado às relações sociais, alimentares e até mesmo a questão do afeto com a comida”, afirmou.
 
O alerta é ainda maior com o período de isolamento social, por conta das medidas de prevenção contra o Covid-19. “Nesse período de isolamento, com a questão da ansiedade, o medo, a rotina de tarefas mais reduzida corrobora para a compulsão alimentar ser uma crescente. A alimentação dos pacientes deve ser observada quando as pessoas comem sem perceber. Isso pode ocorrer com crianças ou adultos que comem enquanto assistem televisão ou estão no computador e que não percebem o ato da alimentação, ingerida em pouco tempo”, explicou a professora.
 
O tratamento deve ser feito com uma alimentação rica em serotonina, hormônio que estimula o prazer e bem-estar, segundo Danielle Farias. “Esse hormônio vai atuar no neurotransmissor, uma substância química que atua no cérebro, que controla o humor e o sono. Esse hormônio tem a capacidade de organizar a nossa taxa metabólica para que se consiga um bom sono, além de nos ajudar na concentração na hora da refeição", disse.
 
As consequências desse quadro são obesidade, diabetes e hipertensão. Estas doenças baixam a imunidade e podem causar complicações em pacientes contaminados pela COVID-19. “Recomendamos alimentos como grão –de- bico e banana que, além do potássio e do fornecimento de energia pelo carboidrato, vai contribuir para a formação da serotonina.  Aveia, folhas verdes escuras, o arroz integral, frutas cítricas e oleaginosas (nozes e castanhas) também são importantes e irão garantir a saciedade, fornecer fibra, zinco e estimular o bom humor e liberação do hormônio”,  concluiu a professora.
 
A UNAMA Ananindeua oferece atendimento nutricional remoto durante a pandemia. As consultas podem ser feitas pelo e-mail nutricao.ananindeua@unama.br.
 

Comentários