Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Intoxicação por medicamentos é maior entre mulheres no Pará

Levantamento foi feito pelo curso de Farmácia da UNAMA
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 08/05/2020 - 16:30
Imagem mostra remédios e copo azul em cima da mesa
Um estudo desenvolvido pela UNAMA – Universidade da Amazônia traçou um perfil epidemiológico de intoxicação na região metropolitana de Belém. O levantamento apontou que a região Norte tem os maiores índices do país nesse quesito. A maioria dos casos ocorre entre as mulheres, representando cerca de 54% da população analisada. Os dados são referentes aos anos de 2015 e 2017.
 
A coordenadora da pesquisa e professora do curso de Farmácia da UNAMA, Diandra Araújo, fala que os medicamentos podem trazer riscos, principalmente se não tiver orientação correta. “O levantamento diz sobre a intoxicação exógena, ou seja, quando a pessoa ingere alguma substância, levando à morte ou internação do paciente. Nessa pesquisa, conseguimos verificar que os medicamentos eram a principal causa, mais até do que praguicidas”, afirmou.
 
A grande procura por medicamentos em farmácias pode ser um risco ainda maior, segundo a professora. “O acesso à internet traz muitas informações em relação aos tratamentos do vírus que nem sempre são verdadeiras. Existem casos de pessoas tomando medicamento sem orientação, remédios para verme, antibióticos para tratamento de viroses, corticoide e além de uso de plantas medicinais. Tudo isso na tentativa de se proteger e combater o covid-19. Temos que ter cautela nesse momento”, alerta.
 
Os dados acerca das intoxicações exógenas foram coletados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), uma plataforma disponibilizada pelo Ministério da Saúde para a notificação de agravos em saúde e doenças de notificação compulsória (obrigatória). Foram coletados dados do total de indivíduos analisados referente às datas do estudo, ao gênero, à faixa etária, ao agente tóxico, à circunstância e ao diagnóstico clínico.
 

Comentários