Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Instituições comemoram Dia Mundial da Fotografia

Projeto na UNAMA retrata e valoriza os pontos turísticos de Santarém
Assessoria de Comunicação Por: Lana Mota 20/08/2020 - 11:14
Foto da exposição de 2019
Difícil presenciar paisagens, participar de eventos comemorativos, viajar e não querer registrar tudo. É que a fotografia se tornou indispensável atualmente, sendo um dos meios mais usados para o resgate de memórias. O que hoje é comum, já foi símbolo de poder e status. Quase dois séculos depois da criação do daguerreótipo - projeções a partir de luz -, a importância desse dispositivo não mudou e é celebra todo dia 19 de agosto.  
 
A fotografia pode servir para diferentes fins. Hobby, lazer em família, crítica a uma realidade ou garantir veracidade a alguma informação. Até hoje, uma das bases dos jornais impressos, por exemplo, é o recurso da imagem para complementar matéria em texto. O que antes era restrito a um profissional, atualmente pode ter a participação de todos. O acesso a smatphones, tablets e até mesmo em câmeras profissionais resultou nesse fenômeno.
 
De acordo com o docente do curso de Publicidade da UNAMA – Centro Universitário da Amazônia, Trindade Costa, a fotografia é uma tecnologia capaz de impactar pessoas e grupos sociais. “Toda fotografia tem uma linguagem, onde cada profissional tem um olhar e uma forma de representar. É importante dominar algumas técnicas, como a composição de imagem, iluminação, enquadramento, entre outros”, ressalta.
 
No Centro Universitário, acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda realizam um Projeto de Extensão de exposições fotográficas com temas variados, envolvendo diferentes técnicas da fotografia. O Projeto conta com saída fotográfica pelos pontos turísticos de Santarém, onde os alunos utilizam equipamentos disponibilizados pela Instituição. Ao final de cada visita, eles têm ajuda de professores/preceptores para selecionar as melhores fotografias e trata-las no laboratório da própria unidade.
 
O resultado é exposto em galerias, lugares públicos da cidade e na UNAMA. Neste semestre, os alunos desenvolverão a primeira edição digital, ou seja, as fotografias serão expostas virtualmente na internet.

Comentários