Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


I Festival de Gastronomia Paraense destaca a sustentabilidade e sabores das ilhas

O evento do curso de Gastronomia da UNAMA será no dia 29 de novembro, no campus Alcindo Cacela, e aberto ao público
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 21/11/2018 - 10:45 - Atualizado em: 22/11/2018 - 08:47
Imagem mostra prato típicos do Pará
As inscrições para palestras e aula show podem ser feitas no site
O I Festival de Gastronomia Paraense da UNAMA - Universidade da Amazônia traz palestras, oficinas e pesquisa à comunidade relacionadas ao tema “Sustentabilidade e Sabores das Ilhas”, no dia 29 de novembro, de 8h às 19h, no auditório B-100, do campus Alcindo Cacela da Instituição de Ensino Superior (IES). As inscrições para palestras e aula show podem ser feitas neste link.
 
A abertura oficial do evento contará com a presença da reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo; o secretário adjunto de Turismo, Álvaro do Espírito Santo; o diretor executivo do Centro de Empreendedorismo da Amazônia, Rafael Medeiros; a nutricionista e chef, Samila Seki; e a empresária e chef de cozinha, Thais Reis. O evento ainda terá a participação de chefs e alunos do curso de Gastronomia apresentando ao público resultado de trabalhos desenvolvidos em sala de aula durante a feira gastronômica e aula show, com inspiração na culinária paraense. A programação também traz oficinas para comunidades moradoras da região das ilhas e degustação de pratos no restaurante “Olho de Boto”.
 
De acordo com a coordenadora do curso de Gastronomia da UNAMA e idealizadora do Festival, Andréa Pinto, a principal ideia da atividade é o envolvimento de alunos com a gastronomia local. “O evento é uma oportunidade de contato dos estudantes com profissionais e estudiosos da área. O diferencial deste festival é justamente o fato do mesmo acontecer dentro da Universidade e permitir um olhar mais acadêmico. Queremos ir mais além de uma simples apresentação de pratos. Vamos fazer com que os participantes se sintam instigados a buscar mais conhecimento e até mesmo construir conhecimento”, afirmou. 
 
O festival gastronômico da UNAMA é um grande incentivo, comenta a coordenadora. “A nossa gastronomia é destaque para o mundo, mas precisamos acompanhar este fato com muita seriedade e sabedoria, buscando cada vez mais a proximidade com os pequenos produtores, com os ribeirinhos, com os sabedores da culinária e manipulação de nossas matérias-primas, para que possamos não ter apenas fotos, mas também textos”, concluiu. 
 
Confira a programação do I FESTIVAL DE GASTRONOMIA PARAENSE DA UNAMA
 
MANHÃ
Credenciamento
Data: 29/11/2018
Horário: 8h
Local: Hall De Entrada
 
Circuito de Palestras
Local: auditório B-100
Tema: Da Floresta para a mesa. Gastronomia e desenvolvimento da sustentabilidade da Amazônia. Palestrante: Chef Samila Seki.
Hora: 9h às 9h30
 
Tema: O papel da Gastronomia na Sustentabilidade na Amazônia. Palestrante: Diretor Executivo Amazônia Up, Rafael Medeiros.
Hora: 9h30 às 10H
 
Tema: Gastronomia Ilhas de Excelência. Palestrante: Prof. Me. Álvaro do Espirito Santo
Hora: 10H às 10h30
 
Tema: A realidade pouco conhecida no entorno das ilhas de Belém - Pará. Palestrante: Profª  Betânia Fidalgo, reitora da UNAMA
Hora: 11h às 11h30
 
AULA SHOW - Chesse Cake de cupuaçu
Instrutor: Chef Thais Reis          
Horário: 8H30
Local: Hall De Entrada Bloco C
 
Feira gastronômica - Stands com comercialização de preparações elaboradas com insumos regionais por alunos do Curso De Gastronomia.
Horário: 8h30 às 12h
Local: Hall De Entrada
 
ATRAÇÃO CULTURAL - Kamello & Banda e Grupo de Carimbó
Horário: 10h às 12h
 
TARDE
Oficina de capacitação (rotas ribeirinhas)
Organizadora: Professora Gisele Arouck
Horário: 15h
Local: Laboratório de Práticas Gastronômicas, Campus Alcindo Cacela.
 
NOITE
Jantar harmonizado orientado pelo chef prof. Comaru no restaurante Olho de Boto Horário: 20h
60 lugares
Sorteadas 4 garrafas de vinho)
 
Encerramento

Comentários