Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Grupos de estudos da UNAMA debatem ansiedade e depressão

Alunos e professorem se reúnem para pesquisar os temas e auxiliar os estudantes interessados
Assessoria de Comunicação Por: Melissa Fernandes 05/04/2018 - 09:18
Grupos de estudos da UNAMA debatem ansiedade e depressão
As discussões são abertas para toda comunidade acadêmica

Por: Camille Nascimento 

A pressão social pela estabilidade financeira, por relacionamentos bem-sucedidos, uma educação criteriosa aos filhos e uma vida acadêmica com muitos títulos, são um dos fatores que mais tem levado as pessoas a terem crises de ansiedade e depressão. Esta estatística é reflexo do estilo de vida que a população vem sendo exposta nos últimos anos.

Neste sentido, o curso de Psicologia da Universidade da Amazônia (UNAMA) promove, periodicamente, debates e discussões no Grupo de Estudo Ansiedade sob a Ótica Analítico Comportamental, coordenado pela professora e doutora Gabriela Nascimento e pela psicóloga Maria Lídia Lima. No Grupo de Estudos em Depressão, coordenado pelos professores Héldice Araújo Machado e Márcio Barra Valente, também acontecem discussões sobre o tema estudado.     

A psicóloga Gabriela Nascimento comenta que depressão e ansiedade são temáticas que lhe levaram à vida acadêmica, enfatizando a importância de grupos de estudos sobre a temática no curso de Psicologia da UNAMA. “A alta demanda de pessoas que enfrentam estes problemas exige um quantitativo maior de conhecimento sobre o assunto, por isso, é fundamental trazermos este debate para a Universidade, nossos alunos precisam conviver e aprender com esta realidade”, diz a professora.

Estes grupos de estudo têm por objetivo levar aos estudantes a compreensão dos mecanismos básicos envolvidos nos sintomas ansiosos, bem como as diferentes linhas de tratamento para a ansiedade patológica, de base analítico comportamental. “Vale lembrar que a ansiedade é um padrão de comportamento normal, que se torna patológica a partir do momento que traz prejuízos no dia-a-dia do indivíduo, se não for devidamente tratada pode agravar se tornando uma ponte a outros transtornos, como a depressão”, explica a psicóloga.

Os grupos são abertos para toda comunidade acadêmica. Os estudantes que tiverem interesse em participar das reuniões deem ficar atentos ao calendário de encontros divulgado pela coordenação do curso de Psicologia da unidade.

 

Comentários