Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Grupo de pesquisa da UNAMA discute a questão do gênero

Serão três dias de apresentações de trabalhos que têm como objeto de pesquisa os estudos de gênero
Assessoria de Comunicação Por: 12/12/2017 - 18:39
O evento encerra um ciclo iniciado em setembro deste ano pela criação GENERI
O evento encerra um ciclo iniciado em setembro deste ano pela criação GENERI

Por Camille Nascimento

O curso de Relações Internacionais da Universidade da Amazônia (UNAMA), por meio do Grupo de Discussão e Pesquisa em Gênero e R.I. (GENERI),  promoverá, entre os dias 11 e 13 de dezembro, o evento "Relatos de Gênero".  O objetivo da ação é promover discussões e pesquisas e sobre o assunto não apenas nas Relações Internacionais, mas também nas Ciências Sociais como um todo. O evento será realizado no Auditório David Mufarrej, no campus Alcindo Cacela, sempre das 15h às 19h.

Serão três dias de apresentações de trabalhos que têm como objeto de pesquisa os estudos de gênero nas áreas da Antropologia, Sociologia, Filosofia, Relações Internacionais, entre outras. A coordenadora do GENERI, doutoranda Brenda Castro, comenta sobre a diversidade do evento. “Teremos relatos de pesquisadores com diferentes vivências, origens, níveis de formação e ativismo. A ideia é não ser apenas uma apresentação de resultados, mas realmente relatos dos ‘bastidores’ da pesquisa, superações, surpresas pelos caminhos e os aprendizados das pesquisas de campo”, enfatiza a professora.

O evento encerra um ciclo iniciado em setembro deste ano pela criação GENERI, grupo de estudos que busca aprofundar ainda mais as discussões feitas em sala de aula, abrindo caminhos para novas pesquisas e debates. Para Brenda Castro, a pesquisa acadêmica tem sido um assunto tabu para os universitários. “O temido TCC e até mesmo as normas da ABNT têm distanciado a experiência do que a pesquisa pode proporcionar. Mais do que regras, podemos ser criativos, explorar e descobrir novas perguntas e caminhos. Queremos desmistificar isso e também incentivar os estudantes que têm interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre um tema tão atual como gênero, mas não conseguem ainda visualizar possibilidades”, reforça a coordenadora.

Entre os trabalhos a serem apresentados estão “Missões de paz e abusos sexuais: desafios para as RI e os Direitos Humanos”, de Victor Brandão, e “Perspectivas de pesquisas feministas sobre a Pan-Amazônia num viés internacionalista”, de Brenda Marques Moreira. Os autores desses trabalhos são graduandos de Relações Internacionais. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no site https://extensao.unama.br/.  

Comentários