Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Geologia: a profissão que equilibra a convivência do homem com Terra

Conheça mais sobre as áreas de atuação do geólogo
Por: Camilla de Assis 16/01/2018 - 10:52
Foto: Shutterstock
O geólogo estuda os processos de modificação da Terra
Imagine ser um profissional responsável por ajudar as pessoas a viverem melhor respeitando o processo histórico da Terra. Em tempos de extrema necessidade de atenção ao meio ambiente, os geólogos são especialistas no estudo e conhecimento da ação das forças naturais nos processos de modificação do planeta. 
 
 
Mas engana-se quem acha que o trabalho de um geólogo é maçante e repetitivo, exercido apenas em laboratórios de atividades práticas. São várias áreas interessantes de atuação que esse profissional pode seguir e auxiliar na construção de um futuro melhor e harmonioso entre as pessoas e a natureza - para se dar bem na profissão, o primeiro passo, inclusive, é gostar dela. Confira abaixo alguns dos caminhos que um geólogo pode seguir.
 
Mineração
Nesse campo, o profissional realiza estudos geológicos a fim de constatar potencialidade da terra para existência de minérios. Com uso de satélites e fotografias, além de aplicações de habilidades geofísicas e geoquímicas, o geólogo pode ou  não identificar a possível presença de minerais no solo, para assim poder ser realizada a extração dos mesmos. 
 
Pré-sal e gás
Com a recente descoberta do pré-sal, por exemplo, os profissionais de geologia ganharam grande visibilidade, já que fundamentais para a exploração das áreas onde podem haver indícios de petróleo. Além de fazer o estudo do local para afirmar o potencial de encontrar o óleo, também é necessário realizar a recuperação física da natureza.
 
Hidrogeologia
Nas prefeituras e nos governos estaduais, os profissionais também podem atuar nas agências de águas e climas, estudando a qualidade de águas subterrâneas e formando diretrizes para a proteção da hidrosfera e gestão dos recursos hídricos.
 
Construção civil
Juntos às empreiteiras, o profissional irá atuar no estudo do terreno antes do início da construção, a fim de identificar o que o local é capaz de receber e os possíveis danos que podem ser causados.
 
Essas são as principais áreas que os geólogos podem seguir na profissão. O que você achou? Conte para a gente nos comentários!
 

Comentários