Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Foco e força de vontade: como lidar com a rotina de trabalho e estudo

Quando se quer crescer na vida, deixar a própria marca e sonhar mais alto, o caminho às vezes é trabalhar e estudar ao mesmo tempo. A chave para lidar com a rotina e os perrengues é jogo de cintura.
Por: Caroline Melo 11/01/2017 - 09:53 - Atualizado em: 11/01/2017 - 09:55
Pixabay
A rotina pode até ser dura, mas vale a pena
Dedicar-se ao curso superior e ao trabalho ao mesmo tempo: não é tão fácil lidar com a correria e dar conta de tudo. Quem decide encarar essa rotina tem que ser expert em se planejar e organizar também, além de encarar o desafio de estar focado o tempo inteiro. 
 
Algumas pessoas temem que, quando se trabalha e estuda, a qualidade do aprendizado pode ser comprometida, mas a realidade não é bem essa. “Depende muito do foco do aluno. Quem trabalha às vezes depende do trabalho para se sustentar, e em geral tende a ser mais disciplinado, o que se reflete durante o curso”, analisa o professor de Pedagogia da UNAMA, Ival Rabelo. 
 
Como alunos, a troca de experiências com o resto da turma também é uma vantagem para todos. Quem trabalha e estuda traz consigo um senso de responsabilidade que é desenvolvido mais fortemente no mercado de trabalho e de histórias que, para quem ainda não trabalha, pode conhecer através de colegas. 
 
Mas como encarar a rotina pesada?
 
Quando questionado como arranja tempo para se dedicar ao estudo fora da sala de aula, Alan dos Reis Pacheco ri: “Boa pergunta”. A resposta vem em seguida: o jeito é puxar os livros ou o celular com o material das aulas durante um intervalo do almoço, uma viagem mais longas no transporte público… “ou tomar um banho e tentar espantar o sono no meio da noite”, conta. Ele que está concluindo o curso de Pedagogia, também é professor de xadrez em escolas. 
 
Antes de focar na Pedagogia, Alan costumava participar de competições de xadrez, e hoje ele ensina a matéria a crianças pela manhã e à tarde enquanto estuda à noite. “É bem corrido e complicado”, confessa, “mas também é prazeroso porque estou lidando com duas coisas que eu gosto”. 
 
Se compensa? “Muito. É uma vida cansativa, mas é gratificante. Você vê se refletindo na aula o que viveu no trabalho e no trabalho o que vive na faculdade”. Ele diz que também costuma levar dúvidas sobre o trabalho para conversar com os professores. Essa tutela é muito importante. “Você cresce como pessoa e como profissional”. A melhor parte disso: tudo ao mesmo tempo. 
 
Confira as dicas principais para lidar bem com a rotina puxada:
 
Planejar
Analise sua rotina, seu espaço e seus horários. Seu tempo vai ser muito melhor utilizado se você conseguir ter em mente o modo mais eficiente de se locomover e desenvolver as tarefas diárias. 
 
Mantenha o controle
Com a correria do dia a dia, você não pode cair na ideia de pular refeições, dormir muito pouco e esquecer o lazer. Esses elementos também influenciam nos seus estudos, mesmo indiretamente, e também na rotina do trabalho. Não se descuide jamais!
 
Foco
Mantenha em mente que, por mais que você perca algumas ocasiões em função do trabalho e/ou estudo, não é necessário considerar a rotina como um sacrifício. “Considere o tempo gasto assim como um investimento no seu futuro”, diz o professor Ival. 
 

Comentários