Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


FIT/UNAMA realiza oficina sobre Plantas Tóxicas da Amazônia

O evento irá discutir o quadro clínico-patológico dos animais intoxicados pelas ervas encontradas na região da floresta amazônica.
Assessoria de Comunicação Por: Lana Mota 21/10/2016 - 14:58 - Atualizado em: 21/10/2016 - 16:53
Erva venenosa
Ervas venenosas podem causar mortes de animais

O curso de Medicina Veterinária da FIT/UNAMA - Faculdades Integradas do Tapajós realizou, no Bloco C, uma oficina que discutiu abordagens sobre plantas tóxicas da Amazônia, ministrada pelo biólogo Hipócrates Chalkidis e pelo doutorando da Universidade Federal do Pará (UFPA), Amaral Júnior.

O objetivo do encontro foi discutir o quadro clínico-patológico dos animais intoxicados pelas ervas encontradas na região da floresta amazônica e agregar conhecimentos para os acadêmicos que convivem na prática com bovinos e suínos.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Patrícia Moreira, afirma que no bioma amazônico existem diversas plantas que possuem propriedades medicinais e outras que produzem substâncias tóxicas. “Na pecuária, um dos maiores índices de morte de animais é causado pela ingestão dessas plantas, que muitas vezes não são de conhecimento dos donos de pastos, causando nos animais alterações fisiológicas”, destaca.

A especialista alerta o que pode acontecer após o consumo de uma erva conhecida como "roxinha". "Uma hora de ser ingerida, a Palicourea marcgravii mais conhecida como erva-do-rato, cafezinho, roxinha,  entre outros, pode causar no animal a "Síndrome da Morte Súbita". Os principais sintomas são enfraquecimento no sistema respiratório, tremores musculares, mugidos constantes e convulsão. A morte do animal ocorre de seis a doze horas no processo de envenenamento", alerta.

 

Comentários