Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Cultura


Festival OSGA 2019 terá como temática o saber literário

Evento de abertura aconteceu na UNAMA Alcindo Cacela e tem como homenageado o poeta João de Jesus Paes Loureiro
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 23/09/2019 - 15:10
Festival OSGA
Osga é o maior evento audiovisual feito por universitários da região Norte (Foto: Bruno Carachesti)
A UNAMA – Universidade da Amazônia, por meio do curso de Comunicação Social, lançou, no dia 09 de setembro, o 16º Festival Audiovisual de Vídeos Universitários Osga 2019, que tem como tema “O livro é uma felicidade encadernada”, frase de um dos homenageados desta edição, o professor universitário, escritor e poeta amazônida, João de Jesus Paes Loureiro. A programação de abertura do OSGA aconteceu na galeria Graça Landeira, no campus Alcindo Cacela, e reuniu acadêmicos, gestores e convidados.
 
O Festival Osga é o maior evento audiovisual feito por universitários da região norte e o terceiro maior e mais antigo do Brasil. Desde 2015, qualquer estudante regulamente matriculado no ensino superior pode submeter um projeto. Além das oito categorias tradicionais da competição – Curta de Ficção, Vídeo Minuto, Vídeo Publicitário, Minidocumentário, Osga na Escola, Vídeo Arte e Vídeo Mobile –, a grande novidade desta edição é a categoria “Vídeo Sustentável”, direcionada para pós-graduandos e que tem o apoio do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral). A noite de premiação acontece no dia 22 de dezembro, a partir das 18h, no Cine Olympia, em Belém.
 
O Osga tem como proposta revelar talentos, a exemplo os vencedores de 2016, que também foi vencedor de festival em São Paulo e destaque na França. “O festival é muito esperado pelos nossos alunos porque acaba introduzindo uma gama de materiais produzidos no decorrer do ano. E quantos alunos nós já vimos, a partir do Osga, entrarem no mercado de trabalho do audiovisual e expor lá fora o conteúdo. Então, para nós, enquanto academia, é muito importante não só olhar por esse lado técnico, mas, principalmente, pela reflexão que nós temos todos os anos com os temas”, disse o coordenador de mídias da UNAMA e gestor do OSGA, Mário Camarão.
 
A reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, reforçou o incentivo às produções locais. “São 16 anos. Chegar até aqui com esse festival, no lugar onde a cultura ainda não é valorizada, não é fácil. No lugar onde a educação sempre está em um canto. Mas é nesse lugar, em uma casa de mais de 47 anos como a UNAMA, que queremos mudar esse cenário. Onde a educação deve ser a prioridade, mas não uma educação desassociada de seu povo e da sua cultura. Nosso isolamento não pode ser nem geográfico, nem social, nem econômico e isso depende de cada um de nós”, destacou.
 
As inscrições dos projetos podem ser feitas diretamente no site oficial do Festival. O edital com os requisitos, orientações, premiações e prazos vão ser divulgados em edital até o final de setembro.

Comentários