Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


Exposição resgata o papel da mulher na indústria da moda

Evento da UNAMA acontece de 8 a 18 de março, no Parque Shopping, em Belém
Assessoria de Comunicação Por: 07/03/2024 - 14:36 - Atualizado em: 07/03/2024 - 14:45
Por Rayanne Bulhões
 
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a UNAMA - Universidade da Amazônia realiza uma exposição de moda. As peças foram produzidas por acadêmicos do terceiro semestre da graduação, com auxílio de três docentes: Felícia Maia, Lara Dahas e Milena Castro. Ao todo, são 10 produções conceituais confeccionadas a partir de pesquisas sobre o papel das mulheres na construção da indústria de moda a partir do início do século XX.
 
Segundo a coordenadora do curso de Moda da UNAMA, Felícia Maia, a proposta desta atividade é mostrar ao público a evolução desse espaço, que era masculino, e destacar a contribuição das mulheres no pensar e projetar vestimentas a outras. "Durante mais de um século, os homens dominaram o cenário da moda, como se só eles tivessem a capacidade de criar roupas para elas. Assim, com a exceção de Chanel, muitas mulheres com talento, tais como Madeleine Vionnet e Elsa Schiaparelli, ficaram invisibilizadas por muito tempo porque durante muitos anos ficou delegada apenas a função de costureira. Elas eram meras oficineiras nessa profissão. Hoje, estão revolucionando a moda", disse a gestora.
 
A exposição também traz alguns totens com informações de grandes personalidades que criaram tendências para época e sabiam as necessidades do público feminino. "Estamos vivendo uma era de roupas pensadas por mulheres, não uma idealização masculina de como elas devem ser. A gente acredita que as mulheres possam melhor atender as necessidades femininas por meio do seu olhar", complementa a professora da UNAMA.
 
A visitação é gratuita e segue até o dia 18 de março. Ela acontece das 10h às 22h, no Parque Shopping, em Belém. Outras informações, acesse: unama.br.

Comentários